Verão



Segurança no litoral

Operação Golfinho antecipa redução de efetivo para fevereiro

Dois terços dos policiais e bombeiros que reforçam a fiscalização nas praias e nos balneários gaúchos devem voltar para seus postos a partir do dia 23 de fevereiro

29/01/2015 - 20h34min

Atualizada em: 29/01/2015 - 20h34min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Leonardo Ribeiro / Especial

O reforço na fiscalização das praias e dos balneários gaúchos vai sofrer um corte de aproximadamente dois terços do número de policiais e bombeiros a partir do dia 23 de fevereiro. Comum em todos os anos mesmo antes do fim do verão, por causa da redução do movimento no litoral, a diferença neste ano na redução do efetivo da chamada Operação Golfinho é que ela vai ocorrer mais cedo.

Segundo o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, coronel Rogério Alberche, a antecipação se deve a dois fatores. O principal deles é a data do Carnaval (17 de fevereiro) e da volta às aulas, que em 2015 é mais cedo do que no ano passado. O segundo tem relação com a contenção de gastos do governo estadual.

- Temos que nos adequar à quantidade de recursos disponíveis, mas o principal é a redução de movimento após o Carnaval - explica Alberche.

Comando da BM garante que diárias serão mantidas na Operação Golfinho
Seis pessoas são resgatadas após barco virar em Balneário Pinhal

Fazem parte da Operação Golfinho, atualmente, 2,6 mil servidores. Mesmo com o corte de mais de 60% deles (o número exato ainda vai depender das condições climáticas e da análise do movimento), o comandante-geral da operação, coronel Alfeu Freitas Moreira, garantiu, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira, que os salva-vidas serão mantidos e que a fiscalização vai ser reforçada nos finais de semana.

O encerramento total da 45ª Operação Golfinho (verão 2014/2015) está previsto para o dia 2 de março.

Litoral gaúcho também oferece food trucks das antigas
Primeiro topless registrado em praias gaúchas foi em 1972
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Operação registra aumento de prisões e de salvamentos

Além da data da redução do efetivo, a coordenação da Operação Golfinho divulgou, nesta quinta-feira, os dados referentes à primeira metade desta edição da ação. Entre os principais índices registrados estão o aumento no número de prisões, que foi 10,26% maior do que no ano passado, e o acréscimo de 18,13% no número de salvamentos.

Para o coronel Alberch, os números são positivos, principalmente quanto aos relacionados à segurança, pois refletiram na diminuição de crimes.

Abaixo, veja os principais dados divulgados pela Brigada Militar:

| Criar infográficos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias