Empregos



Polêmica

Prefeitura de Esteio vai apurar irregularidades em concurso após denúncias

Candidatos de alguns cargos específicos postaram fotos e relatos das irregularidades nas redes sociais

28/01/2015 - 18h14min

Atualizada em: 28/01/2015 - 18h14min


Mauricéia dos Santos / Arquivo Pessoal
Foto mostrando uma questão que tinha a resposta correta indicada entre parênteses

Um concurso público realizado pela prefeitura de Esteio no último domingo, 25 de janeiro, está gerando polêmica nas redes sociais. Candidatos a alguns cargos específicos organizaram uma comunidade do Facebook para postar fotos e relatos das supostas irregularidades. Além disso, criaram uma petição online pedindo a anulação do concurso.

Concurso público: conheça sete aplicativos para ajudar nos estudos
Especialistas dão dicas para passar em concurso público
Especialistas dizem como se portar em psicotécnico de concurso público

Mauricéia dos Santos, que fez a prova para Assistente Social, publicou no grupo uma foto mostrando uma questão que tinha a resposta correta indicada entre parênteses (abaixo)

Outra reclamação de candidatos era que, a prova para o cargo de fiscal sanitário não tinha questões específicas da área, mas sim da prova de fiscal tributário.

- A minha prova foi para fiscal sanitário e toda a prova de conhecimento específico era para outro cargo. Não caiu exatamente nada da matéria solicitada no edital - conta a candidata Eliziane Ibanez.

Nas redes sociais, uma pessoa postou foto de concorrentes realizando provas em mesas para duas pessoas (abaixo)

Publicação by Esteio da Depressão.

Quero ser concurseiro. E agora, o que eu faço?
5 dicas para estudar melhor para os concursos
5 páginas de Facebook que todo concurseiro precisa seguir

Em nota oficial, a prefeitura de Esteio afirma que vai notificar a empresa Energia Essencial, resposável pelo certame, a prestar esclarecimentos, e que depois de analisadas todas as informações, a Administração Municipal tomará uma decisão.

Carlos Gilberto, cordenador pedagógico da Energia Essencial afirma que os problemas atingiram apenas 1,5% de um universo de 6,5 mil candidatos e que os esclarecimentos já estão sendo feitos.

- Já encaminhamos um relatório à prefeitura de Esteio comentando e esclarecendo cada caso específico.

Confira a íntegra da nota oficial da Prefeitura de Esteio:

Em virtude de reclamações e denúncias de problemas em questões nas provas objetivas do concurso público realizado no último domingo (25), a Prefeitura Municipal de Esteio vai notificar a empresa Energia Essencial, responsável pelo certame, para que preste esclarecimentos. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (28), em reunião coordenada pelo prefeito Gilmar Rinaldi. Um procedimento administrativo será aberto para averiguar a situação.
Depois de analisadas todas as informações, a Administração Municipal tomará uma decisão. A definição será amplamente divulgada nos próximos dias no site da Prefeitura, nas redes sociais e nos veículos de imprensa. A Administração Municipal informa, ainda, que não efetuou qualquer pagamento para a empresa contratada.

Mais de 6,4 mil candidatos se inscreveram para o concurso, cujas provas foram realizadas domingo. Do total de inscritos, 903 faltaram ao certame (14%), realizado em 17 estabelecimentos de ensino da rede municipal, estadual e particular de Esteio e Sapucaia do Sul. Estão em disputa 232 vagas de 126 cargos diferentes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias