Porto Alegre



Kiss, 2 anos

Teste ZH: segurança das casas noturnas de Porto Alegre

ZH volta a testar boates da Capital para conferir se elas são seguras, dois anos após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria

24/01/2015 - 13h01min

Atualizada em: 24/01/2015 - 13h01min


Andréa Graiz / Agência RBS
Dois engenheiros do Crea-RS concordam que os locais estão dentro da lei, com pequenos desvios, mas sugerem melhorias

Dois anos após o incêndio que destruiu a boate Kiss e matou 242 pessoas em Santa Maria, ZH visitou sete casas noturnas de Porto Alegre - elas haviam sido vistoriadas seis meses depois da tragédia - na companhia de dois engenheiros especialistas em prevenção de incêndios, ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea).

Santa Maria, dois anos depois

Em todos os estabelecimentos, foram checados oito itens de segurança, divididos em risco grave, médio ou leve. Foram 56 pontos avaliados nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, e 14 falhas (25%) detectadas. Os engenheiros constataram seis falhas leves, duas médias e seis graves - as últimas relacionadas à falta de equipe de emergência identificada.

A noite está mais segura e começa mais cedo em Santa Maria
 
Apesar de todas as casas noturnas garantirem ter funcionários treinados para situações críticas, somente a Wood's mantém bombeiros contratados para circular entre o público quando está aberta. Os dois engenheiros do Crea-RS concordam que os locais estão dentro da lei, com pequenos desvios, mas sugerem melhorias que podem dar mais segurança e praticidade aos frequentadores.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias