Eleições 2014



Brasília

AO VIVO: deputados federais tomam posse na Câmara

Os 513 nomes escolhidos em outubro de 2014 se reúnem nesta manhã

01/02/2015 - 10h09min

Atualizada em: 01/02/2015 - 10h09min


Guilherme Mazui / Agência RBS
Cerimônia começou pouco depois das 10h deste domingo

Os 513 deputados federais eleitos em 2014 tomam posse em Brasília na manhã deste domingo. A cerimônia começou pouco 10h, quando o deputado mais idoso - neste caso, o reeleito Miro Teixeira (PROS-RJ) - iniciou a proclamação dos nomes para tomar o juramento de defender a Constituição.

Quem são os deputados federais gaúchos que assumem neste domingo

Em seguida, os empossados começarão as negociações com suas bancadas partidárias para a definição dos líderes de cada legenda e a formação de blocos entre diversos partidos. Essas definições são importantes para a posterior escolha dos membros e presidente das comissões permanentes da Casa.

A colunista Carolina Bahia e o repórter Guilherme Mazui acompanham a posse:






Ao longo da tarde também devem ocorrer as últimas negociações e campanha dos quatro candidatos à presidência da Câmara: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). A eleição está marcada para as 18h, mas até as 17h podem surgir novos nomes na disputa.

No Senado a posse está marcada para as 15h. Nesta legislatura apenas um terço dos 81 senadores, ou seja 27, serão empossados. O atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL) presidirá os trabalhos e convocará o senador mais velho para prestar o juramento. Em seguida, cada um dos novos senadores deverá dizer "assim o prometo". Uma vez empossados, eles terão mandato de oito anos, que durará até 2023.

Leia todas as notícias sobre as eleições

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias