Notícias



Europa

Ucrânia inicia retirada de armas pesadas no Leste do país

Medida faz parte dos últimos acordos de paz assinados na capital bielorrussa Minsk

26/02/2015 - 15h39min

Atualizada em: 26/02/2015 - 15h39min


A Ucrânia anunciou nesta quinta-feira o início da retirada das armas pesadas da linha de frente do Leste ucraniano controlado por separatistas pró-russos. A medida faz parte dos últimos acordos de paz assinados na capital bielorrussa Minsk.

- Em conformidade com os acordos de Minsk, de 12 de fevereiro, a Ucrânia começou a retirada dos canhões de 100 milímetros da linha de frente - informou o Estado-Maior do Exército ucraniano.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Segundo a nota divulgada, este "é o primeiro passo da retirada do armamento pesado que estará sob a supervisão da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (Osce)".

O Exército ucraniano advertiu, no entanto, que estará pronto para "rever o calendário da retirada caso existam tentativas de ataque" por parte dos rebeldes pró-russos.

Leia as últimas notícias de Mundo

Em meados deste mês, a chanceler alemã, Ângela Merkel, e os presidentes da França, François Hollande; da Rússia, Vladimir Putin, e o ucraniano, Petro Poroshenko, estiveram reunidos em Minsk para participar de reunião destinada a encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia. Após 16 horas de negociações, as partes chegaram a um acordo, que incluía um cessar-fogo.

A trégua entrou em vigor no dia 15 de fevereiro, mas com um início conturbado e os dois lados trocando acusações de violação do acordo, além de registros de baixas entre os militares.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias