Notícias



Resultado genético

Análise de DNA comprova que vigilante estuprou jovem em Bento Gonçalves

Laudo foi entregue nesta sexta-feira à Polícia Civil, que deve pedir a prisão preventiva do autor do crime

06/03/2015 - 13h58min

Atualizada em: 06/03/2015 - 13h58min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
IGP / Divulgação
Resultado da análise de DNA foi divulgado nesta sexta-feira pelo IGP

O cruzamento do material genético de uma vítima de estupro e de um vigilante de 25 anos comprovou que o suspeito foi o autor do crime ocorrido no início de janeiro em Bento Gonçalves, na Serra. O resultado da análise do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi entregue nesta sexta-feira à Polícia Civil no município, que acredita que o homem seja um estuprador em série.

O vigilante, suspeito de ter cometido outros dois estupros e uma tentativa no bairro Botafogo entre setembro de 2014 e janeiro deste ano, não teve o nome divulgado. Ele está preso temporariamente desde 26 de fevereiro, quando foi reconhecido de dentro de um ônibus por uma das vítimas, que acionou a Brigada Militar. Do Presídio de Bento Gonçalves, o homem concordou em fornecer o material para análise. Agora, a Polícia Civil deve solicitar a prisão preventiva.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

- Nos relatos das vítimas, havia características muito semelhantes do acusado e também do modo operante. Por isso, chegamos à conclusão de que se tratava de um estuprador em série - afirma a delegada Deise Ruschel.

O primeiro caso de que a Polícia Civil tem conhecimento aconteceu em setembro do ano passado. A análise do resultado do material recolhido com a vítima, porém, não teve resultado satisfatório até o momento, e novos testes serão realizados. Outra mulher que teria sido abusada pelo mesmo homem demorou para registrar ocorrência na delegacia, impossibilitando a coleta. O ideal, segundo peritos do IGP, é que a extração seja feita até 24 horas após o fato.

Conforme a delegada, há a suspeita de que o homem seja o autor de outros abusos sexuais em Bento Gonçalves, já que é comum que vítimas desse crime não registrem ocorrência policial. O vigilante agia no bairro Botafogo, sempre entre a madrugada e o começo da manhã. Ele abordava as vítimas a pé, as ameaçava com uma faca e anunciava o estupro.

Como ocorre a análise de DNA

1. Coleta e extração da amostra de DNA (em casos de abuso sexual, pode ser utilizada a secreção vaginal ou a calcinha da vítima)
2. São utilizados marcadores específicos de cromossomo Y (responsável pela determinação do sexo masculino)
3. Compara-se o perfil genético do acusado e o perfil masculino obtido na secreção vaginal da vítima

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias