Notícias



Acidente aéreo na França

Copiloto da Germanwings disse que "faria algo que mudaria todo o sistema"

Relato é da ex-namorada de Andreas Lubitz, que concedeu extrevista a jornal alemão

28/03/2015 - 11h33min

Atualizada em: 28/03/2015 - 11h33min


TEAM MUELLER / AFP
Jovem confirmou que copiloto estava fazendo tratamento psiquiátrico, mas disse que ele não comentava sobre a doença

O copiloto do Airbus A320 da companhia alemã Germanwings, que supostamente provocou a queda deliberada do avião nos Alpes franceses, disse que um dia "faria algo que mudaria todo o sistema" e que "todo mundo conheceria seu nome", segundo sua ex-namorada.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, publicada neste sábado, Maria W., uma comissária de bordo de 26 anos apresentada como ex-namorada de Andreas Lubitz, disse que, quando soube da tragédia, lembrou-se de uma frase do piloto: "um dia vou fazer algo que vai mudar todo o sistema, e todo mundo vai conhecer e lembrar meu nome".

- Se Andreas Lubitz fez isso é porque percebeu que, devido a seus problemas de saúde, seu sonho de trabalhar na Lufthansa como comandante e piloto de longo curso era praticamente impossível - afirma na entrevista.

Comandante do voo tentou abrir porta de cabine com machado
Leia as últimas notícias do acidente aéreo na França

Maria explica que seu relacionamento com Andreas Lubitz terminou "porque era cada vez mais evidente que ele tinha um problema. Durante as discussões, ficava irritado e gritava comigo (...) À noite, ele acordava e gritava: nós caímos'".

- Sempre falamos bastante sobre trabalho, e, então, ele se transformava, ficava com raiva das condições de trabalho. Pouco dinheiro, medo do contrato (de trabalho), muita pressão - garante. - Ele era capaz de esconder dos outros o que realmente estava acontecendo - completou a jovem, que diz que ele "não falava muito sobre a doença, só que estava fazendo um tratamento psiquiátrico".

Alemanha organiza cerimômia de luto em homenagem às vítimas do acidente
Saiba quais são os indícios que sugerem e contrariam hipótese de terrorismo

Promotores em Düsseldorf, no oeste da Alemanha, anunciaram, na sexta-feira, que Andreas Lubitz havia escondido que estava em licença médica no dia da tragédia. A hipótese mais provável é de que ele sofresse de problemas psiquiátricos.

No entanto, não foi encontrada nenhuma carta de despedida que revelasse a intenção do piloto do avião que caiu na terça-feira enquanto cobria a rota Barcelona-Düsseldorf, uma catástrofe que custou a vida dos 150 ocupantes da aeronave.

A imprensa alemã revelou que Andreas Lubitz sofreu de depressão grave por seis anos, durante o treinamento de pilotos. Desde então, o jovem de 27 anos fazia um acompanhamento médico "especial e regular".

Confira as imagens do local onde caiu o avião:



Veja fotos das homenagens às vítimas:

* AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias