Esportes



Reclamações

Djokovic pede mudanças no calendário do tênis mundial

Sérvio afirmou que formato da Copa Davis, por exemplo, é "péssimo" para os atletas

31/03/2015 - 18h48min

Atualizada em: 31/03/2015 - 18h48min


MARWAN NAAMANI / AFP

O sérvio Novak Djokovic, tenista número 1 do mundo, pediu nesta terça-feira mudanças no calendário mundial do tênis e no formato de disputa da Copa Davis.

Djokovic, que nesta semana disputa o Masters 1000 de Miami, torneio do qual é o primeiro cabeça de chave, também gostaria de ver o Aberto da Austrália sendo disputado um pouco mais tarde na temporada e concordou com a ideia de dar uma semana a mais de preparação entre a final de Roland Garros (saibro) e o início da disputa de Wimbledon (grama).

Djokovic aplica pneu, vence belga e avança às oitavas de Miami

O tenista de 27 anos propôs que a Copa Davis, tradicional torneio entre seleções, mudasse de formato, sendo disputado em duas semanas a cada dois anos.

- Acredito que o formato de Copa Davis precisa ser modificado. As datas são péssimas, principalmente para os melhores jogadores do circuito - declarou Djokovic. - Talvez fosse possível disputar um evento que durasse duas semanas a cada ano, talvez a cada dois anos, no qual estariam as 16 melhores equipes, divididas em quatro grupos de quatro. Depois haveria uma final com quatro times. É um exemplo - analisou "Nole".

Bellucci e Feijão não resistem e são eliminados nas duplas de Miami

O melhor tenista do mundo mostrou preocupação com as condições físicas dos tenistas, que sofrem com os muitos eventos seguidos.

- Se você chega às finais destes torneios, tem que voltar à Europa e entrar em quadra quase sem tempo para se acostumar ao fuso horário. Num período de dois ou três dias, você passa de uma superfície à outra e submete seu corpo a uma série de riscos de lesão - afirmou. - Eu apoio uma mudança no esporte, acredito que é o momento adequado. À medida que evoluímos como um esporte global, acho que todos devemos considerar algumas mudanças - continuou o sérvio.

Em duelo difícil, Melo e Soares vencem e garantem vaga nas quartas

O presidente da Federação Internacional de Tênis (FIT), Francesco Ricci Bitti, já havia anunciado à imprensa argentina na semana passada que algumas propostas de mudanças no esporte estão na pauta do próximo congresso da FIT, previsto para agosto. Djokovic também reclamou do atual calendário da ATP, que "precisa ser renovado com ideias novas".

- Ainda acredito que o Aberto da Austrália deveria ser disputado umas duas semanas mais tarde, pelo menos - declarou o número 1 do mundo, que venceu o primeiro Grand Slam da temporada pela quinta vez em janeiro.

* AFP

Leia as últimas notícias de tênis


MAIS SOBRE

Últimas Notícias