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Faltando apenas semáforos, ciclovia da Erico Verissimo já está liberada

Trecho de 500 metros é o primeiro sem o fundo vermelho na Capital, mas que possui sinalização que separa ciclistas de carros

31/03/2015 - 17h55min

Atualizada em: 31/03/2015 - 17h55min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
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Bruno Alencastro / Agencia RBS
Cruzamento da avenida ainda não tem semáforo exclusivo para ciclistas

Sem pompas e inauguração, há cerca de 10 dias, a ligação entre as ciclovias da Avenida Ipiranga e da Rua José do Patrocínio pela Avenida Erico Verissimo, em Porto Alegre, já está liberada e sendo usada por ciclistas. Se o tráfego de bicicletas foi liberado antes do previsto - a estimativa é de que a obra levaria 60 dias, encerrados no último sábado -, os semáforos nos cruzamentos ainda não foram instalados.

O motivo é uma divergência sobre prazos e orçamento do projeto entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a construtora Goldsztein Cyrela, responsável pela construção da ciclovia por meio de contrapartida, que atrasou o encaminhamento das sinaleiras. A estimativa é que os equipamentos estejam em funcionamento em até 15 dias.

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Estão previstas três sinaleiras exclusivas para ciclistas: uma na saída da Praça Garibaldi, outra no cruzamento com a Rua Alcides de Oliveira Gomes e a última no ponto em que a ciclovia chega a poucos metros da Ipiranga, com o objetivo de cruzar o corredor de ônibus da Erico. A falta delas, segundo o gerente de projetos de mobilidade da EPTC, Antônio Vigna, não oferece risco aos usuários:

- Os semáforos, nestes pontos, são por precaução, para dar ainda mais segurança aos ciclistas, porque, na verdade, são lugares usuais de travessia de pedestres e exigem o mesmo cuidado.

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A ciclovia tem cerca de 500 metros e vai da Praça Garibaldi, pelo canteiro central da Erico Verissimo, até a Ipiranga. Bidirecional, é a primeira instalada na Capital sem o fundo vermelho, sendo mantido o asfalto somente com as pinturas indicativas que separam as bicicletas dos carros e demais indicações horizontais.


Foto: Bruno Alencastro

Para o ciclista e membro da ONG Mobicidade Cadu Carvalho, o fundo "sem tinta" é a melhor característica da ciclovia, pois a tinta vermelha se torna escorregadia em dias de chuva e de muita umidade. Sem saber que o trecho já estava liberado, avaliou pelo menos um ponto negativo:

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- Embora considere o trecho funcional e bem localizado, há rampas bruscas, com inclinação intensa.

A continuidade da ciclovia da Erico Verissimo entre a Ipiranga e a Rua José de Alencar é programada para ainda este ano, conforme Vigna, assim como a retomada da ciclovia da Ipiranga e o trecho restante da Loureiro da Silva. Prazos ainda não foram estipulados, pois as obras dependem de negociação com a iniciativa privada, por meio de contrapartida, e da liberação de verbas pela prefeitura.

No ritmo atual das obras, demoraria 120 anos para completar o Plano Diretor Cicloviário Integrado original


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