Notícias



Agora, foi

Há risco de gravidez até quando se faz coito interrompido

06/03/2015 - 07h04min

Atualizada em: 06/03/2015 - 07h04min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Relação sexual com penetração do pênis na vagina sem o uso de camisinha ou pílula anticoncepcional, mesmo se houver coito interrompido (retirar o pênis e ejacular fora), pode engravidar! Caso não tenha ejaculado dentro da vagina, as chances de gravidez diminuem um pouco, mas ainda existem, pois coito interrompido não é método anticoncepcional adequado e eficiente.

Leia outras colunas de Falando de Sexo

Se a menstruação desceu, as chances de estar grávida são muito pequenas. Qualquer mulher que tenha relações sexuais desprotegida corre o risco de engravidar, pois a pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência (jamais deve ser de rotina), que tem uma eficácia limitada e dependente do tempo - quanto mais demorar para tomá-la, menos eficaz.

Tomar a pílula do dia seguinte, muitas vezes, não perde nem diminui o seu efeito, mas pode trazer complicações graves. Em excesso, provoca hemorragias e anemias, além de aumentar os riscos de câncer de útero e de mama.

Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

Também não é indicada mais do que uma vez por mês, pois pode alterar o ciclo menstrual e provocar sangramentos irregulares. O melhor é dar um espaço de, pelo menos, três meses entre uma dose e outra.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias