Entretenimento



Memórias do cinema

História viva: Goida lembra sessões do Capitólio em décadas passadas

O jornalista, pesquisador e crítico de cinema participará de debate no fim de semana de inauguração da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre

27/03/2015 - 04h04min

Atualizada em: 27/03/2015 - 04h04min


Uma das minhas primeiras lembranças do Capitólio não poderia ser mais clássica. Numa quarta-feira à noite, lá pelos idos de 1940, meu pai levou eu e meu irmão para assistirmos a No Tempo das Diligências, de John Ford. Que estreia, que emoção!

Arquivo Coordenação de Cinema,SMC-POA / Divulgação
O Capitólio em 1936

Após mais de 10 anos de obras, Capitólio será inaugurado sexta
Leia todas as notícias de cinema em Zero Hora

O Capitólio, naquela época, fazia o que chamávamos de "Segunda Linha". Muitas vezes os filmes saíam do Cinema Vera Cruz (que depois mudaria o nome para Vitória) e ganhavam mais alguns dias no Centro da Capital - lá no Capitólio.

Capitólio terá programação autoral com pegada pop
A cinemateca em 2014: confira galeria de fotos prédio pronto

É claro que só fui saber quem era John Ford pelo menos 12 anos depois, lendo as colunas de P.F. Gastal, mas aquela sessão no Capitólio jamais me saiu da memória.

Veja slider comparando o prédio antes e depois:

Pouca gente lembra que, em 1969, o Capitólio passou a se chamar Première, até porque logo depois voltou ao nome original. A reinauguração, àquela época, não poderia ter sido melhor: uma sessão de Hamlet, de Laurence Olivier, a melhor versão cinematográfica que já tivemos até hoje da peça de Shakespeare.

*Goida é jornalista, pesquisador e crítico cinematográfico


MAIS SOBRE

Últimas Notícias