Notícias



Operação Lava-Jato

Janot solicita investigação contra oito senadores, afirma jornal

Número representa 10% dos integrantes do Senado

06/03/2015 - 01h03min

Atualizada em: 06/03/2015 - 01h03min


EVARISTO SA / AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra oito senadores, segundo o site do jornal O Globo. O número representa 10% dos integrantes do Senado.

Além do presidente da Casa, Renan Calheiros, estariam na lista os petistas Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Humberto Costa (PE), os peemedebistas Romero Jucá (RR) e Edison Lobão (MA), Fernando Collor (PTB-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Os nomes de Lindbergh, Renan, Gleisi, Jucá, Lobão e Collor também são citados pela Agência Estado, que acrescenta o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entre outros.

Lista de Janot tem pedidos de investigação contra cerca de 45 deputados e senadores
Após bate-boca, CPI da Petrobras convoca Barusco, Gabrielli e Graça Foster
Tire suas dúvidas sobre o processo contra políticos na Lava-Jato

Para esta sexta é aguardada a resposta do ministro Teori Zavascki, relator do caso, aos 28 pedidos de abertura de inquérito e sete de arquivamento, entregues na terça-feira. Há expectativa, também, para a divulgação dos 54 nomes incluídos no processo - cerca de 45 deles seriam parlamentares em exercício do mandato.

A PGR pediu, com os solicitações de abertura de inquérito, o cumprimento de ao menos quatro mandados de busca e apreensão e quebras de sigilos bancário e telefônico - para verificar se houve conversas entre investigados na Lava-Jato. A PGR também solicitou o arquivamento de investigações sobre o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Youssef, delator da Lava-Jato, pede perdão judicial
Em meio à tensão da Lava-Jato, Dilma vai aguardar para indicar ministro do STF

PGR descarta investigar Dilma

Alvo das investigações, Renan criticou a condução do processo pela PGR ao dizer que é praxe do órgão ouvir as pessoas suspeitas antes de apresentar o pedido de investigação ao STF. O presidente do Senado voltou a dizer que as citações ao seu nome foram feitas, até agora, por terceiros e que está pronto para responder a qualquer questionamento "à luz do dia".

Desde que seu nome foi envolvido, o senador tem subido o tom contra o governo em busca de uma "blindagem" do Planalto para ter uma garantia de que, se a crise se agravar, terá apoio para seguir presidindo a Casa.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, descartou pedir investigação sobre a presidente Dilma Rousseff, que teve o nome citado pelo doleiro Alberto Youssef, um dos delatores do esquema, por considerar que a menção a petista é anterior ao mandato de presidente - a Constituição não permite a investigação do chefe do Executivo por qualquer ato que não seja relacionado ao exercício do cargo da Presidência.

A informação foi recebida com surpresa no Palácio do Planalto. Interlocutores afirmaram que jamais alguém pensou que isso pudesse ocorrer.Em meio à turbulência política, a presidente deve aguardar para indicar o novo ministro do STF, que integrará a turma na qual será julgado o processo da Lava-Jato. Haveria a possibilidade de o nome não ser aprovado após sabatina no Senado.

Na lista dos cotados para substituir o ex-ministro Joaquim Barbosa estão o jurista Clèmerson Merlin Clève, professor titular da Universidade Federal do Paraná, e o tributarista Heleno Torres, que só não chegou à Corte em 2013 porque Dilma atribuiu a ele o "vazamento" da notícia sobre sua nomeação. 

*Zero Hora, com agências


MAIS SOBRE

Últimas Notícias