Notícias



Nomes aguardados

Ministro do STF deve tirar sigilo de inquéritos até sexta

Teori Zavascki só irá tornar as peças públicas quando tiver analisado todos os casos

04/03/2015 - 18h50min

Atualizada em: 04/03/2015 - 18h50min


Wilson Dias / Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar todos os pedidos de abertura de inquérito e arquivamentos relativos à Operação Lava-Jato até a próxima sexta-feira. O material, que pede a investigação de 54 pessoas à Corte, foi encaminhado pela Procuradoria-Geral da República no início da noite de terça-feira. Na análise, Zavascki deve retirar o sigilo dos casos e tornar públicos os nomes que serão investigados.

Os servidores do gabinete de Zavascki já estavam trabalhando no caso nesta quarta-feira. A expectativa é de que até o fim desta semana estejam redigidas as decisões para tirar o segredo em cada um dos 28 inquéritos e sete pedidos de arquivamento enviados ao STF. Ele pode manter o sigilo nos casos em que entender que a investigação ficará prejudicada com a divulgação das informações.

Procurador pede arquivamento de inquérito contra Aécio Neves na Lava-Jato
Rosane de Oliveira: dias de cão no Planalto Central

O ministro só irá tornar as peças públicas quando tiver analisado todos os casos. A intenção é evitar que os nomes sejam divulgados aos poucos, para que não haja exposição de algum parlamentar antes dos demais.

Cabe a Zavascki deferir, de forma monocrática, os pedidos de abertura de inquérito para autorizar o início das investigações. Na lista de 54 possíveis investigados, constam tanto parlamentares e autoridades com foro especial como pessoas sem prerrogativa de foro. Teori poderá, portanto, encaminhar casos para a Justiça de 1º grau, se entender que não compete ao STF processar e julgar o caso.

Lava-Jato: os próximos passos da investigação a partir da lista de Janot
Lista de políticos investigados na Lava-Jato chega ao STF e inclui nomes de Cunha e Renan


MAIS SOBRE

Últimas Notícias