Esportes



Obituário

Morre Juarez de Lemos, o centroavante do time do Renner campeão gaúcho de 1954

Ex-jogador que atuou com Ênio Andrade, Valdir de Morais e Ênio Rodrigues não resistiu ao Alzheimer, aos 83 anos

30/03/2015 - 21h02min

Atualizada em: 30/03/2015 - 21h02min


Estação Elétrica / Estação Elétrica

O histórico time do Renner, aquele que realizou a extrema proeza de desbancar a dupla Gre-Nal e conquistar o Campeonato Gaúcho de 1954, perdeu nesse domingo um dos seus raros remanescentes.

O centroavante Juarez de Lemos morreu aos 83 anos, depois de conviver mais de uma década com o Alzheimer.

Juarez foi titular do Renner, que começava com o goleiro Valdir de Morais (hoje aos 83 anos, até há pouco em atividade no Palmeiras); Bonzo, Ênio Rodrigues (Orlando), Olavo e Paulistinha; Léo e Ênio Andrade (depois técnico tricampeão brasileirão); Pedrinho, Breno Melo (que após o futebol foi ator no filme Orfeu Negro, vencedor da Palma de Ouro, em 1959), Juarez e Joeci. O técnico era o professor Selviro Rodrigues.

Juarez foi fundamental no triangular final daquele Gauchão, disputado com Ferro Carril, de Uruguaiana, e Brasil, de Pelotas - já no início de 1955. Na finalíssima, em 3 de abril de 1955, o Renner fez 3 a 0 no Brasil-Pe, no seu antigo estádio Tiradentes, também conhecido como "Waterloo", porque ali os grandes (Grêmio e Inter) não sobreviviam. Ficava entre as avenidas Sertório e Farrapos, perto do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Um dos craques da decisão foi Juarez, embora não tivesse marcado (Breno Melo fez dois e Pedrinho montaram a vitória).

Depois do Renner, Juarez jogou pelo Guarany de Bagé e Floriano (hoje Novo Hamburgo). Ao deixar o futebol, abriu comércio com o irmão Jair Andrade em Taquara, onde nasceu. Deixou um filho, Daniel, dois netos e nora.

Em 2014, o documentário Papão de 54, produzido pela Estação Elétrica, contou a história do Renner e do velho centroavante.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias