Notícias



Bagé

MP pede explicações à Urcamp sobre maus-tratos a animais

Segundo ONG, os animais estão em estado de inanição

30/03/2015 - 17h25min

Atualizada em: 30/03/2015 - 17h25min


O Ministério Público de Bagé pediu explicações à Universidade da Região da Campanha (Urcamp) sobre animais que estariam sendo vítimas de maus-tratos nas dependências da universidade. O caso chegou ao MP pelo Núcleo Bageense de Proteção aos Animais. A entidade alega que cavalos do campus rural estão em estado de inanição, com mordidas de morcego - que podem transmitir raiva - e carrapatos.

O promotor responsável pelo caso, Everton Meneses, encaminhou à instituição um pedido de explicações sobre o assunto e aguarda respostas para decidir se um inquérito deve ser instaurado.

Cães são encontrados congelados na beira de rio em Gravataí
Deputada propõe plebiscito sobre sacrifício de animais em ritos religiosos

- (Os animais) Estão magros, com carrapatos, com mordida de morcego. O que nos causa estranheza é por que a universidade não pediu ajuda para a comunidade ou informou a prefeitura que não queria mais ficar com os animais? - questiona Patrícia Coradini, vice-presidente do Núcleo.

Os animais permanecem no campus por meio de um convênio com a prefeitura de Bagé. Desde 2013, os que são recolhidos das vias públicas eram levados para a universidade, que recebia um valor para o tratamento dos mesmos. Porém, em junho de 2014, o convênio terminou e a universidade não possui interesse em renová-lo.

Patrícia explica que, até dezembro, a situação dos animais era boa, mas que, se o Núcleo não tivesse recebido denúncias, eles provavelmente teriam morrido. Agora, a prefeitura, que trabalha em conjunto com o Núcleo, está providenciando a retirada dos animais do local.

UFSM diz que cadela encontrada machucada teria sido atropelada

Em resposta às denúncias, a Urcamp afirma que "rechaça qualquer iniciativa que induza a maus tratos a quaisquer animais". A universidade explica que, o que ocorre, é que muitos dos animais recolhidos pela prefeitura e levados até o campus rural já chegam ao local debilitados pelos maus tratos de seus proprietários.

Ainda de acordo com a Urcamp, no campus rural funciona um hospital veterinário onde os animais são tratados e alimentados, "porém nem todos respondem de imediato ao tratamento".


*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias