Geral



Conluio de empresas

Operação investiga corrupção na realização da Festa Nacional do Pinhão

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cidades de SC e RS

03/03/2015 - 13h21min

Atualizada em: 03/03/2015 - 13h21min


Foi iniciada, nesta manhã de terça-feira, a operação "Entrevero", que está cumprindo mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Lages, Chapecó, São Miguel do Oeste e Florianópolis, além da cidade gaúcha de Novo Hamburgo. O nome da ação, encabeçada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas - GAECO, é uma referência ao prato típico serrano.

O processo licitatório que outorgou a concessão para realizar, organizar e explorar a Festa Nacional do Pinhão, em Lages, é o foco da investigação. A suspeita é de que tenha ocorrido um conluio, que permitiu que empresas do ramo de eventos e de publicidade impedidas de contratar com o poder público operassem na festa utilizando uma empresa de fachada.

Entre as investigadas estão a GDO Produções Ltda, já apontada como envolvida em esquemas do gênero anteriormente, e a Gaby Produções Ltda, vencedora da licitação para a festa. O que pode ter ocorrido se for confirmado o ajuste entre as empresas caracteriza crimes contra a administração pública, associação criminosa e fraude.

::: Escutas telefônicas associam prefeito afastado de Lages a irregularidades na Festa do Pinhão

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina - MPSC, Polícias Civil e Militar e Secretaria Estadual da Fazenda. Ao todo, foram expedidos pela Justiça de Santa Catarina onze mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em empresas, órgãos públicos e residências por policiais de Lages, Florianópolis, Itajaí e Chapecó, com o apoio, ainda, do GAECO de Porto Alegre e do Instituto Geral de Perícias - IGP.

PABLO GOMES / Agencia RBS
Suspeita de utilização de empresa de fachada na Festa do Pinhão deu início às investigações

MAIS SOBRE

Últimas Notícias