Geral



Investigação

Paraná conduz nova investigação sobre a empresa dona do ônibus acidentado na Serra Dona Francisca

MP de União da Vitória (PR) determinou que seja apurada a responsabilidade da empresa Costa & Mar para eventual reparação de indenização às vítimas e familiares

19/03/2015 - 21h25min

Atualizada em: 19/03/2015 - 21h25min


Salmo Duarte / Agencia RBS
Peritos do IGP começam a periciar ônibus que se envolveu no acidente que vitimou 51 pessoas na Serra Dona Francisca

Uma nova frente de investigação surgiu a partir da tragédia com o ônibus de excursão paranaense na Serra Dona Francisca, no sábado passado, em Joinville: agora, o Ministério Público de União da Vitória (PR) também determinou que seja apurada a responsabilidade da empresa Costa & Mar, dona do ônibus acidentado, para eventual reparação de indenização às vítimas e familiares das vítimas envolvidas na ocorrência.

A iniciativa partiu do promotor paranaense André Luiz Bortolini. O rumo da investigação liderada pelo MP em União da Vitória, no entanto, será na esfera cível e não criminal. Cabe à Delegacia de Trânsito em Joinville, no inquérito sob responsabilidade do delegado Brasil Ferreira dos Santos, levantar as responsabilidades criminais no episódio.

Tanto a apuração do MP paranaense quanto o inquérito em Joinville dependem dos laudos do Instituto-geral de Perícias para se chegar a alguma conclusão. Por enquanto, nem o laudo cadavérico feito a partir da amostra de sangue do motorista, nem o de perícia mecânica do veículo foram finalizados.

Leia tudo sobre o acidente na Serra Dona Francisca

O laudo cadavérico pode confirmar ou afastar qualquer suspeita de que o condutor estivesse sob efeito de alguma substância ou tenha sofrido um mal súbito, enquanto o laudo de perícia mecânica deve apontar eventuais problemas no ônibus caso alguma falha tenha sido determinante para o acidente.

Paralelamente, a Polícia Civil paranaense também já conduz uma investigação, voltada à esfera cível, mas que pode contribuir com os aspectos criminais avaliados pela em Joinville. O delegado Brasil Santos conta com a colaboração dos investigadores paranaenses para ouvir testemunhas e ter acesso a documentos da empresa.

Uma quarta frente de apuração, também iniciada pelo promotor André Luis Bortolini no Paraná, mira as empresas de turismo em União da Vitória.

A intenção é saber se as companhias têm atuado de acordo com as legislações estadual e federal. Isto porque a polícia paranaense já apurou que o ônibus da Costa & Mar tinha autorização do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) para rodar até Guaratuba (PR) apenas por território paranaense, mas pegou um atalho pelas estradas de SC.


Leia mais
 
Vítimas iam para evento religioso em Guaratuba
Familiares chegam a Joinville para identificação de corpos


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias