Notícias



Política

Políticos apoiam líderes de protesto de caminhoneiros

Deputados de diferentes siglas reforçaram a defesa da redução do preço do diesel

03/03/2015 - 01h26min

Atualizada em: 03/03/2015 - 01h26min


Guilherme Mazui / RBS Brasília
Guilherme Mazui / RBS Brasília
Enviar E-mail

Os protestos de caminhoneiros ganharam impulso de políticos. Deputados de diferentes siglas reforçaram a defesa da redução do preço do diesel, principal reivindicação do movimento que há duas semanas bloqueia rodovias no país, concentrado agora no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O Planalto monitora a ação de siglas da base nas paralisações. Ainda não se confirmou a atuação de bancadas inteiras, mas apenas os auxílios de grupos de deputados e vereadores. É o caso do PP gaúcho.

Confronto entre PRF e caminhoneiros marcou segunda-feira em Camaquã
Bloqueios em estradas afetam abastecimento em Porto Alegre
PRF reforça vigilância em Camaquã com policiais de outros Estados

Ivar Schmidt, líder do Comando Nacional do Transporte, desde a última semana recebe apoio para reuniões e telefonemas nos gabinetes dos deputados Covatti Filho (PP-RS) e Jerônimo Goergen (PP-RS). Os parlamentares negam pagamentos de hospedagem, alimentação ou qualquer socorro financeiro ao motorista, que vive em Mossoró (RN). Segundo Covatti, Schmidt recebe doações de outros caminhoneiros.

Confira, no vídeo abaixo, um dos momentos do confronto em Camaquã:



Após greve, produção precisará de 15 dias para recuperar ritmo
Bloqueios em estradas afetam abastecimento em Porto Alegre
Desabastecimento atinge postos e hospitais do Rio Grande do Sul

Na semana passada, o líder participou de reunião no Planalto ao lado do integrante do PP gaúcho. Para ZH, Schmidt admitiu que, no Rio Grande do Sul, seu contato é o pai do parlamentar, o ex-deputado Vilson Covatti.

- O pai trabalha para ajudar a reunir as reivindicações e facilitar a negociação com o governo. O movimento é apartidário - afirma Covatti Filho, que preside a Frente Parlamentar Mista de Transporte.

Saiba o que muda com a nova Lei dos Caminhoneiros
Em ato reservado, Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros sem vetos
Leia todas as notícias sobre a paralisação dos caminhoneiros

Em viagem a trabalho para a Espanha, Goergen refuta o incentivo às paralisações. Ele foi procurado por motoristas em razão de autoria da Lei dos Caminhoneiros, sancionada na segunda pela presidente Dilma Rousseff, e encorajou a viagem de Schmidt a Brasília. Na semana passada, tentou sem sucesso reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto.

- Quis ajudar a encontrar líderes de um movimento espontâneo. O Planalto erra ao negociar só com os sindicatos - diz Goergen.

Policiamento barra buzinaço

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí, Carlos Litti, desistiu de participar de protestos. 

- Não concordamos com a proposta do governo, mas apareceram interesses partidários que não são os da categoria - justifica.

Na segunda, os deputados do PMDB Darcísio Perondi (RS) e Valdir Colatto (SC) receberam em um posto de combustíveis de Luziânia (GO), a 45 quilômetros de Brasília, caminhoneiros do oeste catarinense que participariam de um protesto previsto para o fim da tarde.

Um forte esquema de segurança no entorno da Capital Federal fez o chamado de buzinaço não ter ainda nem data nem local definido.




*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias