Vida e Estilo



Timeline

Vereador propõe proibição de selfies em locais públicos

Legislador quer evitar exposição indevida: "Ninguém quer ver sua mãe nua nas redes sociais"

02/03/2015 - 12h12min

Atualizada em: 02/03/2015 - 12h12min


Tiago Boff
Enviar E-mail
Roberto Scmidt / AFP

Um projeto polêmico de um vereador de Santos, no litoral paulista, está dando o que falar nas redes sociais. José Lascane (PSDB) propõe a proibição dos autorretratos, as famosas selfies, em locais públicos que possam causar exposição íntima. Em entrevista ao Timeline desta segunda-feira, ele citou como exemplo academias de ginástica, clubes de dança, de natação ou artes marciais. As informações são da Rádio Gaúcha.

O principal ponto, segundo Lascane, é evitar que alguém mal-intencionado finja estar tirando uma selfie, quando, na verdade, está fotografando a pessoa que está atrás, em um banheiro ou local que ela esteja em posição constrangedora, nua ou trocando de roupa.

- Juízes tem dado ganho de causa a quem foi atingido, mas enquanto isso, a vida de uma menina, jovem ou mãe de alguém é exposta nas redes sociais. Isso se alastra pelo país e pelo mundo. O reparo judicial não é o principal. Ninguém quer que sua mãe, filha ou esposa apareça nua nas redes sociais - afirma o vereador.

Confira cinco dicas para fazer fotos bonitas com pau de selfie
Do selfie ao unselfie: a prática do autorretrato nas redes sociais
A selfie matou o autógrafo? Famosos opinam

Para fiscalizar a aplicação da lei, ele propõe a assinatura de um termo de compromisso antes da entrada em alguns locais. A pessoa se responsabilizaria por não fazer as fotografias onde não é permitido.

- Nos shoppings e casas noturnas há seguranças, que podem fiscalizar isso também -complementa.

Lascane diz que em Santos a população está divida quanto à sua proposição. Os locais teriam que afixar placas indicativas com o aviso. A intenção, segundo o legislador, não é colocar alguém na cadeia, mas sim aumentar a pena por dano moral.

- Já existe hoje essa punição, mas eu quero que seja agravada, 20, 30 vezes maior. E a pessoa não vai poder alegar que não sabia da proibição - finaliza.

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias