Geral



Webdocumentário

Vídeo: veja depoimentos de quem ajudou no resgate de vítimas do acidente na Serra Dona Francisca, em Santa Catarina

Voluntários relembram momentos dramáticos ressaltando as lições aprendidas

21/03/2015 - 19h54min

Atualizada em: 21/03/2015 - 19h54min


Salmo Duarte / Agencia RBS
Missa em homenagem aos 51 mortos foi realizada neste sábado

Havia quase 30 ambulâncias equipadas, cerca de 300 socorristas, entre médicos, enfermeiros, bombeiros, motoristas, especialistas em resgate na montanha, técnicos da defesa civil, policiais militares, voluntários, moradores... mas não havia mais pessoas para serem salvas. A operação de guerra montada na noite de sábado, dia 14, reuniu centenas de pessoas de diferentes órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais.

Cada homem que percorreu várias vezes a trilha escura e cheia de lama na mata, carregando macas com corpos, saiu da maior tragédia rodoviária da história de SC com um sentimento diferente, mas todos com a certeza de que havia vontade, equipes preparadas e meios para ter salvado mais pessoas.

Ouvimos seis pessoas que participaram diretamente no resgate das vítimas. Os depoimentos foram dados em vídeo, para um webdocumentário, pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e coordenador da operação, Jackson Jasper; o integrante do Grupo de Resgate de Montanha (GRM), Alan Jacob Rosa; o dono da casa onde foi montada a base de todo o resgate, Rogério Artmann; e os voluntários João Batista e Valdemiro Jacinto Júnior, que trabalham em uma lavanderia, passavam pelo local na hora do acidente e ajudaram a salvar duas crianças, além de passar a noite trabalhando como voluntários na operação.

Neste sábado foi realizado culto ecumênico em homenagem aos 51 mortos em acidente.

Confira:




Leia tudo sobre o acidente na Serra Dona Francisca


MAIS SOBRE

Últimas Notícias