Notícias



Calbuco

Cinzas de vulcão chileno chegam a Porto Alegre

Fenômeno deve alterar a coloração do céu na Capital

24/04/2015 - 23h52min

Atualizada em: 24/04/2015 - 23h52min


Fotos impressionantes mostram a erupção de vulcão no Chile
Leia as últimas notícias sobre o vulcão Calbuco

Conforme o Sistema Metroclima, o sábado na Capital terá "sol e nuvens esparsas com cobertura de cinzas vulcânicas na parte alta da atmosfera e tom mais acinzentado no céu". Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a concentração de cinzas vai aumentar na capital no sábado, e é possível que o fenômeno seja visto a olho nu.

GIORDANA SCHMIDT / AFP
O vulcão Calbuco entrou em erupção na quinta-feira no Chile

As cinzas do vulcão chileno Calbuco já chegaram a Porto Alegre, ainda em pouca concentração e em grande altitude, conforme mostram imagens de satélite. O fenômeno não causa nenhuma consequência no aeroporto Salgado Filho na noite desta sexta-feira, mas a orientação da Infraero é que passageiros entrem em contato com a companhia aérea. As informações são da Rádio Gaúcha.

- A previsão mostra que, ao longo do sábado, a gente deve ter a continuidade desse processo e ter um pouco de cinzas sobre o leste, região de Porto Alegre, Lagoa dos Patos. A princípio, com concentração maior que possa ficar mais visível a olho nu nas áreas próximas ao Uruguai - explica.

Cinzas de vulcão chileno podem gerar problemas respiratórios
Leia as últimas notícias de ZH

Como a atividade do vulcão é dinâmica, meteorologistas observam constantemente o que ocorre no Chile para acompanhar o volume de material que pode chegar no RS. As cinzas também atingem a Argentina e o Uruguai.

O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, entrou em erupção na quarta-feira, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas, depois de ter passado 54 anos adormecido. O Calbuco, tem 2 mil metros de altura e está a mil quilômetros ao sul de Santiago.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias