Notícias



Mobilização por catástrofe

Comunidade internacional se mobiliza para ajudar vítimas de terremotos no Nepal

Agências humanitárias enfrentam dificuldades para acessar área afetada, já que o contato com a região é difícil

25/04/2015 - 19h03min

Atualizada em: 25/04/2015 - 19h03min


FOTOS: prédios e templos são destruídos pela natureza no Nepal * AFP

Diptendu Dutta / AFP
Em Siliguri, na Índia, moradores se reuniram nas ruas após o terremoto

A mobilização internacional para ajudar as vítimas do terremoto que já deixou mais de 1,4 mil mortos neste sábado no Nepal se organiza rapidamente, embora as agências humanitárias ainda não tenham conseguido calcular exatamente as necessidades no local.

- Tratamos de avaliar a amplitude da catástrofe - disse à AFP um integrante da ONG Médicos do Mundo, que tem uma equipe no Nepal, mas que enfrenta dificuldades de acesso à área afetada, já que a maioria das telecomunicações foi interrompida na região.

Avalanche mata 10 e deixa montanhistas presos no Everest
"Fui o último a sair e loja quase me engoliu", diz turista brasileiro

Voluntários e funcionários da Cruz Vermelha no Nepal ajudam a buscar eventuais sobreviventes e a atender os feridos, disse a organização em comunicado.

- O banco de sangue da Cruz Vermelha de Katmandu também abastece as instalações médicas da capital - afirmou, ressaltando que as reservas no país são "limitadas" e que será pedida a colaboração de seus escritórios em Kuala Lumpur e Dubai.

De acordo com testemunhas, o terremoto provocou a queda da torre histórica de Dharhara, uma das atrações turísticas da capital do país. Cerca de dez corpos foram retirados das ruínas, segundo um fotógrafo da AFP.

As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados, informou a ONG Oxfam, que "se prepara para fornecer água potável e artigos de primeira necessidade", segundo a sua diretora no Nepal, Cecilia Keizer.

A ONG francesa Ação contra Fome também afirmou que enviou às áreas afetadas equipes "para avaliar a amplitude dos danos e necessidades".

Apoio e assistência
Esse terremoto, de magnitude 7,8, foi o que mais deixou vítimas no Nepal desde 1934, provocando reações imediatas de apoio internacional.

Os Estados Unidos anunciaram o envio de uma equipe de resgate e o desbloqueio de uma primeira parcela de um milhão de dólares para ajudar as vítimas, anunciou a agência americana de ajuda USAID.

O Reino Unido prevê enviar na noite deste sábado uma equipe de especialistas em reação a catástrofes humanitárias.

- A prioridade absoluta deve ser identificar as pessoas presas sob os escombros, dar abrigo e proteção àqueles que perderam suas casas - disse a secretária de Estado de Transportes, Justine Greening.

EUA, Índia e China anunciam ajuda a países atingidos por terremoto
Terremoto atinge expedição de montanhista brasileiro no Everest

Israel anunciou que enviará uma delegação militar com "profissionais médicos, de salvamento, logística e de assistência à população". O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acrescentou em um um comunicado que a delegação oferecerá "os meios necessários para que os israelenses no Nepal voltem à Israel".

A Comissão europeia informou o envio de especialistas e disse que está avaliando uma possível ajuda financeira.

O presidente russo Vladimir Putin expressou suas "condolências" ao presidente do Nepal, Ram Baran Yadav, assim como o presidente chinês Xi Jinping, que avisou que pretende "oferecer assistência".

Leia as últimas notícias em Zero Hora

A chanceler alemã Angela Merkel, que se disse "comovida pela magnitude da catástrofe e pelo grande número de vítimas", também enviou suas condolências ao primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, enquanto o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, disse que "a Alemanha está disposta a fazer tudo o que puder para oferecer ajuda nesses momentos difíceis"

O presidente François Hollande declarou que a França está disposta a "responder às demandas de apoio e assistência" que o Nepal apresentar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias