Esportes



Finais pelo país

Confira os jogos decisivos dos estaduais pelo Brasil neste domingo

Campeonatos importantes como Paulista, Carioca e Mineiro têm o primeiro jogo da decisão

26/04/2015 - 10h01min

Atualizada em: 26/04/2015 - 10h01min


Cesar Greco / Ag Palmeiras

PAULISTA
O mais saboroso dos cafezinhos

Foi Fábio Koff que se saiu com uma frase célebre sobre a irrelevância dos Estaduais. Para o então presidente gremista, o regional era o "cafezinho" da temporada se comparado aos banquetes das competições nacionais e internacionais. Os presidentes de Palmeiras e Santos, que fazem o primeiro jogo da decisão do Paulistão neste domingo, dificilmente diriam algo parecido.

Valdivia está fora da primeira final do Campeonato Paulista

Antes do início do campeonato, São Paulo e Corinthians, com seus elencos milionários credenciados pela participação na Libertadores, pintavam como favoritos. O Palmeiras empilhava contratações em meio a questionamentos sobre o critério para as negociações. Já o Santos vivia a crise financeira, com debandada de jogadores por atrasos nos salários.

Guerrero ironiza eliminação no Paulistão: "Gostamos de coisas maiores"

As campanhas dos dois times foram cheias de altos e baixos. De casa nova, o Allianz Parque, o Palmeiras começou a dar sinais de que se preparava para as conquistas ao atropelar o São Paulo no final de março. Na Vila Belmiro, houve até troca de treinador: saiu Enderson Moreira e assumiu o até então auxiliar Marcelo Fernandes. Aos poucos, o time se ajeitou. Lucas Lima segue como um destaque do meio-campo, e o veterano Ricardo Oliveira, contratado no início do ano, parece ter embarcado na máquina do tempo e retornado a seus melhores dias. Com 10 gols, é o artilheiro da competição.

Fifa suspende Jobson por quatro anos e atacante não joga final do Carioca

O crescimento dos finalistas culminou com a classificação em clássicos nas semifinais. O Palmeiras levou seu torcedor ao delírio com a vitória nos pênaltis sobre o Corinthians na casa do rival, enquanto o Santos passou pelo São Paulo.

Agora, os "primos pobres" do Paulistão se encontram em busca de um café expresso italiano, cremoso, bem tirado, que valerá como o mais requintado dos jantares para quem o beber.

1º jogo da final
Palmeiras x Santos
Allianz Parque
Domingo, 16h

CARIOCA
Tabu de um lado, feridas do outro

As últimas temporadas não foram das mais felizes para Vasco e Botafogo. A chance de dar alguma alegria aos machucados torcedores dos dois lados começa neste domingo, quando as equipes dão o pontapé inicial à decisão do Campeonato Carioca, às 16h, no Maracanã.

Do lado vascaíno, o desafio é a quebra de um tabu: o último título carioca do clube foi em 2003, em cima do Fluminense. O Botafogo venceu o Estadual em 2013, mas o sofrimento pelo rebaixamento à Série B no Brasileirão do ano passado segue vivo na memória.

René Simões, técnico do Bota, não deu pistas durante a semana sobre a equipe que escalará para a decisão. Jobson, suspenso do futebol por quatro anos por se negar a fazer um exame antidoping quando atuava no Al-Ittihad, na Arábia Saudita, é o principal desfalque. O centroavante Bill voltou a trabalhar com bola após se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo.

No Vasco, o técnico Doriva também não confirmou a escalação para a partida. Dagoberto, recuperado de lesão, pode ser a surpresa na formação.

- Dagoberto está pronto. Lógico que ele ainda vai sofrer, os jogos são intensos. Qualquer atleta sem uma sequência de jogos sofre. Mas ele está próximo do ideal e só com os jogos vai conseguir atingir seu melhor nível - disse o treinador.

1º jogo da final
Vasco x Botafogo
Maracanã
Domingo, 16h

MINEIRO
Galo "faceiro" contra a muralha da Caldense

A receita que serviu para o Atlético-MG bater o Colo-Colo por dois gols de diferença e seguir na Copa Libertadores será repetida no primeiro jogo da final do Mineiro. Levir Culpi vai escalar o time com apenas um volante e Dátolo recuado para a segunda função do meio-campo na partida contra a Caldense, neste domingo, no Mineirão.

Será com a artilharia pesada de Luan, Guilherme, Carlos e Lucas Pratto na frente que o Galo tentará vazar a sólida defesa da Caldense, que não sofre gols há sete jogos. O time do Interior fez a melhor campanha da primeira fase e terá mando de campo no segundo jogo da final, dia 3 de maio.

1º jogo da final
Atlético-MG x Caldense
Mineirão
Domingo, 16h

PARANAENSE
Coxa quer espantar o Fantasma no Paraná

Sem o Atlético-PR, que priorizou outras competições e sequer ficou entre os quatro melhores do Estadual, o caminho está aberto para o Coritiba conquistar o título. O Coxa começa a decidir o campeonato neste domingo, quando viaja a Ponta Grossa para enfrentar o Operário, também conhecido como Fantasma, do técnico Itamar Schülle.

A principal dúvida do Coritiba para o jogo é o centroavante Raphael Lucas, que sentiu a coxa durante a semifinal contra o Londrina. Se não reunir condições, deve ser substituído por Keirrison.

1º jogo da final
Operário x Coritiba
Germano Kruger
Domingo, 16h

CATARINENSE
Figueira e JEC começam a decisão na Capital

Um dos dois estaduais com quatro times da Série A do Brasileirão (o outro é o Paulista) terá uma decisão de dois grandes. Figueirense e Joinville começam a disputar a final no primeiro jogo em Florianópolis, neste domingo.

O JEC recuperou-se de uma primeira fase ruim, em que sofreu para passar de fase, e fez a melhor campanha do hexagonal semifinal. Já o Figueira fez campanha mais regular e ocupou a segunda colocação nas duas fases que antecederam à decisão.

1º jogo da final
Figueirense x Joinville
Orlando Scarpelli
Domingo, 16h

Outras decisões pelo Brasil
 
BAIANO
1º jogo da final
Vitória da Conquista x Bahia
Lomanto Júnior
Domingo, 16h

CEARENSE
1º jogo da final
Fortaleza x Ceará
Castelão
Domingo, 16h

GOIANO
1º jogo da final
Aparecidense x Goiás
Aníbal Toledo
Domingo, 16h

MARANHENSE
1º jogo da final
Sampaio Corrêa x Imperatriz
Castelão (MA)
Domingo, 18h30min

MATOGROSSENSE
2º jogo das semifinais

Cuiabá x Rondonópolis
Arena Pantanal
Domingo, 15h

Luverdense x Ceov
Passo das Emas
Domingo, 17h30min

SUL-MATOGROSSENSE
1º jogo da final
Comercial x Ivinhema
Domingo, 15h

PARAENSE
Final
Remo x Paysandu
Mangueirão
Domingo, 16h

PERNAMBUCANO
2º jogo das semifinais

Sport x Salgueiro
Arena Pernambuco
Domingo, 16h

Central x Santa Cruz
Lacerdão
Domingo, 16h

PIAUIENSE
Final
River x Parnahyba
Albertão
Domingo, 17h


MAIS SOBRE

Últimas Notícias