Geral



Reaproximação

Cuba e Nova York assinam dois acordos na área de saúde

Vacina terapêutica contra o câncer seria o segundo medicamento cubano a entrar nos Estados Unidos

22/04/2015 - 15h02min

Atualizada em: 22/04/2015 - 15h02min


Cuba e Nova York firmaram dois acordos na área de saúde para o intercâmbio de uma vacina cubana terapêutica contra o câncer e um software americano para a indústria médica cubana, informou nesta quarta-feira o jornal estatal Granma.

A diretora do Instituto Roswell Park contra o Câncer, de Nova York, Candace Johnson, anunciou o acordo firmado entre sua instituição e o Centro de Imunologia Molecular de Cuba, como resultado da visita do governador de Nova York, Andrew Cuomo, à ilha.

- Isso não seria possível sem essa missão comercial, que facilitou a assinatura do acordo, cara a cara - afirmou Johnson, citada pelo Granma.

Papa visitará Cuba em setembro

Ela se disse ainda "muito emocionada por poder levar a vacina a seu país".

Cuomo foi o primeiro governador de um estado norte-americano em visita a Cuba desde o histórico anúncio dos presidentes Barack Obama e Raúl Castro, de reaproximação bilateral, feito no dia 17 de dezembro do ano passado.

A vacina terapêutica contra o câncer seria o segundo medicamento da pujante indústria farmacêutica cubana a entrar nos Estados Unidos depois do Hebertprot-P, contra as úlceras por diabetes, que há dois anos tem licença para o mercado norte-americano.

Luiz Antônio Araujo: A Cúpula do apretón

O outro acordo assinado foi anunciado por Charles Phillips, conselheiro delegado da empresa de alta tecnologia Infor para a entrega de um software dedicado à indústria médica cubana.

- A Infor fará intercâmbios com uma universidade do país para capacitar estudantes que possam se tornar líderes no manuseio dessas tecnologias - disse.

- Nos surpreendeu e impressionou o nível e a experiência que há existe em Cuba na área da tecnologia da saúde - completou Phillips.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias