Notícias



Mundo

EUA apoiam retomada de ataques aéreos às Farc

Governo americano condena o ataque que matou onze soldados do exército colombiano

17/04/2015 - 23h31min

Atualizada em: 17/04/2015 - 23h31min


Farc nega violação à trégua e critica bombardeios da Colômbia

O governo dos Estados Unidos condenou nesta sexta-feira o ataque das Farc que matou onze soldados do exército colombiano há dois dias e manifestou seu apoio à decisão de Bogotá de retomar os bombardeios aéreos contra a guerrilha.

Leia mais notícias sobre mundo

- Apoiamos a decisão do presidente (Juan Manuel) Santos de manter as negociações (de paz), e também a de retomar os bombardeios aéreos (contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) - informou a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf.

O documento "condena o brutal ataque em Cauca", por constituir "uma direta violação do cessar-fogo" que as partes haviam adotado.

- Temos a sincera esperança de que os negociadores alcancem um acordo rapidamente que traga a paz para todos os colombianos - assinalou Harf.

Na quarta-feira, um ataque das Farc matou 11 soldados e feriu outros 20 em La Esperanza, no departamento de Cauca, bastião das Farc no oeste da Colômbia.

O ataque, admitido pelas Farc como uma "ação defensiva", levou o presidente colombiano a retomar os bombardeios contra a guerrilha, suspensos há um mês diante do avanço das negociações de paz que ocorrem em Havana, desde novembro de 2012.

A guerrilha mantinha uma trégua unilateral, por tempo indefinido, desde dezembro de 2014, cujo cumprimento o próprio governo reconheceu na semana passada.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias