Esportes



De fora da área

Filipe Gamba: o fim da Era Ousadia e Alegria

O repórter da Rádio Gaúcha acompanhou a Seleção nas vitórias contra a França, em Paris, e contra o Chile, em Londres, e relata suas impressões sobre o time de Dunga

02/04/2015 - 05h01min

Atualizada em: 02/04/2015 - 05h01min


Filipe Gamba
Filipe Gamba
Enviar E-mail

Marca registrada da fracassada Seleção de 2014, a "ousadia e a alegria" dão lugar a coragem e ao espírito vencedor na mão de Dunga. Ainda há muito trabalho pela frente no árduo projeto de recuperar a imagem do futebol brasileiro. Não se apaga a tatuagem deixada pela Alemanha.

Os 7 a 1 são lembrados pela imprensa europeia como se a Copa do Mundo estivesse acabado há dois dias. Na imprensa local, a lembrança é constante do vergonhoso desempenho da tarde do dia 8 de julho de 2014, no Mineirão. No último tour brasileiro por Paris e Londres, o placar vexatório estava presente em todas as matérias feitas por jornais franceses e ingleses projetando os jogos do Brasil, sejam elas em formato de notas ou manchetes escancaradas.

Leia outros textos do De Fora da Área

É algo que o mundo não esquece, nem faz questão de esquecer. Por isso, o desafio que está diante dessa geração é imenso. A amostragem até aqui não serve para nos empolgarmos a ponto de bradarmos que o futebol brasileiro voltou. Mas mostra que não restou nenhum resquício, na Seleção atual, da apatia e covardia que marcou aquele time de 2014.

Não falta ao Brasil do Dunga coragem e agressividade. Esqueçam futebol arte, isso faz parte de um tempo remoto no futebol brasileiro - que não voltará mais. Não sob o comando de Dunga. Nesse novo Brasil, está claro: o que importa é resultado. E eles estão surgindo: oito vitórias em oito jogos. Foram amistosos, é verdade. Entretanto, pior que vencer amistoso é perder amistoso.

Leia outras notícias da Seleção

Hoje, a Seleção tem uma base, concordem com ela ou não. Há uma defesa, um meio e um ataque bem definidos dentro das convicções do treinador. Certo ou errado são convicções e, por si só, merecem respeito. Afinal, há oito meses, nem isso havia.

Veja os jogadores que ficaram mais perto da Seleção após os amistosos

O primeiro grande teste para esse novo Brasil será a Copa América. Depois, iniciam-se as Eliminatórias para a Copa de 2018. A partir destas duas competições, então, a cobrança se intensificará. Para diminuí-las, Dunga deverá manter suas convicções. E os resultados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias