Notícias



Em busca de justiça

Palestina se torna oficialmente membro do Tribunal Penal Internacional

Adesão abre caminho para que autoridades israelenses sejam julgadas por crimes de guerra e ocupação de terrritórios

01/04/2015 - 14h11min

Atualizada em: 01/04/2015 - 14h11min


A Palestina aderiu oficialmente, nesta quarta-feira, ao Tribunal Penal Internacional (TPI), o que abre o caminho para que autoridades israelenses sejam julgadas por crimes de guerra ou crimes ligados à ocupação dos territórios palestinos.

Em uma cerimônia a portas fechadas na sede do tribunal em Haia, o ministro palestino das Relações Exteriores, Ryad al-Malki, recebeu uma cópia simbólica do Estatuto de Roma, o elemento constitutivo do TPI.

- A Palestina busca justiça, não vingança - disse o ministro à imprensa após a cerimônia, antes de pedir que Israel também entre para o tribunal.

Segundo ele, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, "não deveria ter medo".

Estado Islâmico é expulso de cidade natal de Saddam

- Se Israel tem queixas (contra os palestinos), deveria apresentá-las ao TPI - afirmou Al-Malki.

Netanyahu acusa o governo palestino, incluindo o Hamas (que Israel considera uma organização terrorista), de "manipular" o tribunal.

Irritados com décadas de negociações em vão, sem qualquer perspectiva de ver a criação em breve do Estado que aspiram há anos, os palestinos decidiram partir para uma ofensiva diplomática internacional.

No fim de 2014, depois que o Conselho de Segurança da ONU rejeitou um projeto de resolução para acabar com a ocupação israelense em três anos, decidiram aderir ao TPI, que tem por objetivo julgar os acusados de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Negociação com Irã prossegue pelo sétimo dia

Ao mesmo tempo que solicitou a adesão ao tribunal de Haia, o presidente palestino Mahmud Abbas enviou à corte um documento para autorizar a promotora do TPI, Fatou Bensouda, a investigar os supostos crimes cometidos nos territórios palestinos no verão (hemisfério norte) de 2014.

A ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza em julho e agosto de 2014 para impedir o lançamento de foguetes pelo Hamas contra seu território deixou quase 2.200 mortos do lado palestino e 73 do lado israelense.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias