Vida



Alerta

Porto Alegre tem mais um caso de dengue contraído na Capital

Paciente é morador do Bairro Nonoai, na zona sul da cidade

21/04/2015 - 11h33min

Atualizada em: 21/04/2015 - 11h33min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Casos autóctones foram registrados nos bairros Ipanema, São José, Floresta e Nonoai

Porto Alegre tem mais um caso de dengue autóctone confirmado (caso contraído na cidade). O paciente é morador do Bairro Nonoai, na zona sul da Capital. Com isso, subiu para 31 o número de casos de dengue confirmados em 2015 em Porto Alegre, sendo 27 importados e quatro autóctones. No total, 232 casos da doença foram investigados. Até agora, 132 foram descartados. As informações são da Rádio Gaúcha.

Com aumento de 240% em 2015, dengue avança em todo o Brasil
Número de casos de dengue dobra no RS no primeiro trimestre

Após a confirmação de mais um caso de dengue contraído na Capital, a Vigilância em Saúde fará uma ação de bloqueio de transmissão da doença no bairro Nonoai na quarta-feira. O órgão faria a aplicação de inseticida nesta segunda, mas o mau tempo adiou o trabalho.


Alto risco de transmissão de dengue

A Vigilância em Saúde alerta para o alto risco de transmissão de dengue em Porto Alegre pelo menos até a segunda quinzena de maio. A projeção se deve não apenas pela presença de mosquitos Aedes aegypti na cidade, mas também pelas condições climáticas do outono de 2015. A Vigilância estima a diminuição da população adulta do mosquito somente com a chegada do frio (dias consecutivos de temperatura inferior a 10 graus Celsius).

Aldo Rebelo pedirá à Anvisa autorização para testes da vacina contra a dengue
Um quarto dos municípios gaúchos tem infestação do mosquito da dengue


Atenção em quatro bairros

Os casos autóctones foram registrados em quatro bairros: Ipanema, São José, Floresta e Nonoai. Nessas regiões, a Vigilância em Saúde recomenda o uso de repelentes e o reforço nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

Segundo o órgão, em mais de 90% dos casos, os criadouros do inseto estão em residências ou estabelecimentos comerciais. Os pequenos recipientes, como vasos de plantas e pneus, equivalem a 80% dos criadouros.

Morre primeira vítima de dengue contraída no RS
Bairros da Capital têm aplicação de inseticida no começo da semana
Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias