Vida e Estilo



Samuvet

Depois de nove meses de funcionamento, serviço de ambulância veterinária enfrenta falta de profissionais

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) funciona em horário reduzido desde março

14/05/2015 - 09h02min

Atualizada em: 14/05/2015 - 09h02min



Animais esperam para serem adotados na Dibea. Foto: Alvarélio Kurossu


O atendimento com o Samuvet, atualmente, é feito apenas por um motorista, já que não há médicos veterinários disponíveis. O funcionário recolhe o animal e leva à Dibea.

Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Socorro animal é acionado pelo Copom e resgata animais em vias públicas em situações de emergência

O cão chegou com uma grave ferida ao centro cirúrgico da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), em Florianópolis, na segunda-feira de manhã. Ele foi levado do Morro da Queimada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) e agora irá se juntar à Pity, que quase perdeu uma pata, e ao Fofão, que foi atropelado no bairro Monte Verde, além de vários outros cães e gatos. Vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimaduras e até facadas, os animais são recolhidos pelo veículo e encaminhados para atendimento.


Leia também:
Empresas apostam em animais de estimação no trabalho para melhorar o ambiente e o potencial criativo

Porém desde março, o número de profissionais despencou de cinco médicos veterinários para dois, tanto para cirurgias quanto para atendimento na clínica veterinária, o que também impactou no Samuvet, que agora atende apenas em horário comercial, das 8h às 16h, e de segunda a sexta-feira.

Quando foi lançado, em agosto de 2014, o serviço de resgate de animais feridos era 24 horas e todos os dias da semana. Segundo Maria de Fátima Martins, diretora da Dibea, o número de profissionais caiu em função do término dos contratos temporários, já que apenas um deles era efetivo.

- Iremos ter três novos profissionais concursados, mas o processo é longo e pode demorar até 75 dias. Então por isso não temos como definir o prazo e estamos em tratativas com o secretário de saúde para deslocar dois profissionais de outros órgãos, até que os concursados assumam - afirma.

Segundo informações da secretaria de saúde, um veterinário do Controle de Zoonoses será transferido ao Dibea. Ele começará o trabalho assim que a diretora da Dibea enviar o documento à Vigilância em Saúde solicitando o profissional, conforme acordado em reunião com o secretário de saúde.

Maria de Fátima cita que apenas um médico veterinário atende na clínica, que chega a ter 20 atendimentos por dia. A parte de castração gratuita também sofre com a falta de profissionais. Antes, chegava-se a fazer 24 por dia e atualmente só são feitas em caráter de urgência.

A médica veterinária Mirna de Souza Marques é a única que atende no centro cirúrgico da Dibea e reforça que também são necessários mais profissionais de limpeza, enfermagem e estagiários.

- Hoje estamos com número bem reduzido e todos fazem um pouco de tudo - diz.

- Mesmo com o Samuvet operando pela metade, ainda somos referência no país - ressalta Maria de Fátima.

Atualmente o Samu para pet, no qual Florianópolis foi pioneira, também está disponível em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

Cão foi atropelado à noite e não teve atendimento
 
O cão Perneta foi um dos que sentiram os impactos da redução de profissionais. Atropelado às 21h do dia 27 de abril, em uma praça no Saco dos Limões, o pet foi resgatado por algumas amigas que moravam perto. A personal trainer Kelly Cristina Pinheiro tentou ajudar chamando o Samuvet:

- Ligamos para o 190 e disseram que iam vir buscá-lo. Passou um tempo e não chegaram. Então ligamos de novo e falaram que o serviço não estava funcionando - diz.

Perneta foi encaminhado ao Hospital Veterinário do Estreito. As despesas somaram R$ 2,5 mil, que conseguiram graças a doações. Com uma fratura na coluna, ele perdeu o movimento das patas e aguarda, numa hospedagem em Palhoça, por um lar. 


:: Confira:

Diretoria do Bem-Estar Animal
Atendimento na clínica: das 8h às 16h (triagem começa às 8h, porém médico veterinário chega às 11h)

Samuvet
Atende animais em vias públicas em situação de emergência. A ambulância é acionada exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela PM, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade. Ligue 190 ou 193

Para ajudar o Perneta

Para saber mais sobre o cão Perneta, ajudar com doações ou adotá-lo:

:::Cachorro atropelado precisa de ajuda para voltar a andar



 

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias