Planeta Ciência



Acidente espacial

Espaçonave russa falha ao entrar em órbita e pode cair na Terra nesta sexta-feira

A nave foi projetada para se desintegrar ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra, mas algumas partes podem atingir a superfície do planeta

06/05/2015 - 17h45min

Atualizada em: 06/05/2015 - 17h45min


Nasa / Divulgação
Progress M-27 parou de responder ao entrar em órbita

Um cargueiro espacial russo que tinha como destino a Estação Espacial Internacional (ISS) perdeu o controle ao entrar em órbita e está caindo em direção à Terra. A Progress deve se desintegrar na sexta-feira ao entrar na atmosfera, informou a agência espacial Roscosmos.

Empresa promete revolução com baterias para residências

Segundo os cálculos dos especialistas da agência estatal russa, a desintegração acontecerá entre 20h23min desta quinta-feira e 16h55min desta sexta-feira, no horário de Brasília.

A nave foi projetada para se desintegrar ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. "Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta", disse a Roscosmos em um comunicado. Porém, este impacto ainda não pode ser estimado.

Telescópio Hubble completa 25 anos nesta sexta

Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27M, que seria acoplada à ISS, a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.

A Progress M-27M transporta material científico e produtos de primeira necessidade para a estação, como água e comida. A perda, no entanto, não representará um problema para os seis astronautas que estão na ISS, que dispõem de vários meses de reservas.

- Provavelmente a falha está relacionada à separação do veículo lançador, mas é impossível dizer agora quem é culpado - disse Alexander Ivanov, da Roscosmos.

Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em Berlim em 1945. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na II Guerra Mundial.

A cada ano, três ou quatro naves Progress viajam até a ISS para transportar material. Depois da missão, caem e se desintegram na atmosfera, acima do Oceano Pacífico. Não há grandes riscos para a população da Terra com relação ao caso da M-27M. O fato de três quartos do planeta serem cobertos por água ajuda neste aspecto. 

Neste momento, a Progress M-27M está girando de forma descontrolada.

Um vídeo mostra imagens geradas pela espaçonave:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias