Bem-Estar



Longe do carro

Ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com transporte público ajuda a emagrecer

Pesquisa mostrou que meios de locomoção sustentáveis fazem bem também para a saúde

11/05/2015 - 05h03min

Atualizada em: 11/05/2015 - 05h03min


Connel / Shutterstock

Uma pesquisa publicada no Journal of Epidemiology & Community Health mostra que optar por meios de locomoção mais sustentáveis pode trazer benefícios não somente para o meio ambiente, mas também para a saúde. O estudo afirma que ir à pé, de bicicleta ou utilizar o transporte público para o trabalho pode ajudar na perda de peso.

Estudo aponta que pessoas que vão de bicicleta ao trabalho são mais felizes

Emagrecer e perder peso são coisas diferentes

Pesquisadores se basearam em um estudo desenvolvido pela Universidade de Essex, na Inglaterra. Cerca de 4 mil pessoas detalharam seus hábitos de vida e responderam quais as formas utilizadas para se deslocar até o trabalho. Uma série de análises foram feitas com o objetivo de encontrar um vínculo entre saúde e meios de transporte.

A primeira etapa da pesquisa, realizada durante os anos de 2004 e 2005, foi feita com 3.269 participantes e destes, 179 pararam de usar o carro para ir ao trabalho. Dentro do grupo que mudou os hábitos de locomoção, 109 passaram a ir a pé ou de bicicleta e 70 a utilizar o transporte público.

Perder peso ajuda a reduzir os calores da menopausa

Após a experiência, observou-se que as pessoas que optaram pela bicicleta ou por ir a pé eram mais jovens, com renda familiar mais baixa e percorriam um caminho mais curto até o trabalho. Os que utilizaram o transporte público apresentavam uma escolaridade maior. Além disso, os novos hábitos na rotina foram responsáveis pela redução de pelo menos um quilo dentro do período de dois anos. Percursos de mais de trinta minutos apresentaram melhores resultados, podendo chegar a sete quilos a menos.

Leia mais sobre saúde e bem-estar

A outra fase de análises ouviu, durante os anos de 2006 e 2007, 787 pessoas que tiveram atitudes inversas, trocando os meios de locomoção mais sustentáveis pelo carro. Entre as pessoas analisadas, 268 deixaram de lado a bicicleta ou pararam de ir à pé e 112 abandonaram o transporte coletivo. O fato de adotar um carro esteve associado com um aumento de, em média, um quilo por pessoa também em um período de dois anos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias