Esportes



ZH e a maratona

Maria Rita Horn: bike para acalmar a ânsia

Editora escreve sobre a preparação para a 32ª Maratona de Porto Alegre

28/05/2015 - 22h28min

Atualizada em: 28/05/2015 - 22h28min


Gilmar Fraga / Arte ZH

Não resisti e comprei uma bike há pouco tempo. Quarta-feira foi o primeiro dia de chuva forte que me fez deixar ela quietinha em casa e eu, inquieta por dentro (fica aí, leitor, ainda é uma coluna sobre a maratona). Minha vida de ciclista começou como uma ideia para facilitar minha locomoção, mas acabou se tornando meu descanso de corredora. Hein?

Acontece que dias de descanso nos treinos de corrida são extremamente importantes para a recuperação muscular e devem fazer parte do treinamento. Mas tem gente com dificuldade de respeitá-los.

Se a rotina me permitisse, correria de domingo a domingo, o que não seria bom. Aulas do mestrado e trabalho me obrigam a segurar a onda, mas eu fico quase em crise de abstinência nos dias de falta de tempo de correr.

Então, a bicicleta no rumo casa-trabalho-universidade surgiu como uma espécie de descanso ativo: num total de meia hora por dia, acalmei minha ânsia e, de quebra, trabalho meu sistema cardiorrespiratório sem sobrecarregar articulações. Mas aos finais de semana, quando se concentram os treinos mais pesados, ela fica quietinha em casa - em chuva ou sol - e eu, feliz na minha corrida.

Veja toda a preparação de Tulio Milman e Maria Rita Horn

32ª Maratona Internacional de Porto Alegre

- Quando: 14 de junho
- Inscrições: até 4 de junho pelo maratonadeportoalegre.com.br - por R$ 105).
- Modalidades: individual (42,195km), rústica (3km, 5km e 10km), revezamento (dupla, quarteto ou octeto) e maratoninha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias