Notícias



Após descarrilamento

Novos trens devem voltar a transportar passageiros na próxima semana

Trens série 200 começarão a circular sem passageiros nesta sexta-feira

15/05/2015 - 11h39min

Atualizada em: 15/05/2015 - 11h39min


Divulgação / Trensurb
Nova frota com 15 trens terminou de chegar em janeiro e foi retirada de circulação em abril

Mais de um mês depois de terem sido tirados de circulação por causa de um descarrilamento, os novos trens da Trensurb devem voltar a transportar passageiros na semana que vem.

Nesta semana, os técnicos da empresa receberam e analisaram um relatório enviado pelo consórcio fornecedor dos veículos apontando as causas do descarrilamento ocorrido no dia 7 de abril. Na quinta-feira, o Consórcio FrotaPoa - formado pelas empresas Alstom e CAF - emitiu, ainda, um documento que certifica a possibilidade de retorno de operação da frota série 200.

- Tanto os fornecedores dos trens quanto a Trensurb estão adotando as medidas necessárias para aumentar ainda mais os níveis de segurança dos veículos e do sistema - disse o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belolli.

Trensurb disponibiliza internet gratuita a partir de terça-feira

A empresa não divulgou os problemas que teriam sido indicados pelo relatório. Em nota, a Trensurb apenas disse que algumas medidas já estão sendo tomadas, como "o retrabalho no ajuste das barras estabilizadoras da suspensão dos trens, eliminando a possibilidade de folga, e a melhoria de lubrificação no contato roda-trilho".

Leia as últimas notícias sobre Porto Alegre

Os novos trens voltam a circular nesta sexta-feira, sem passageiros, para análise e inspeção. Caso não seja detectada necessidade de ajustes adicionais, a partir da próxima terça-feira, um deles retomará o transporte de passageiros fora dos horários de pico.

Leia as últimas notícias do dia

Após dois dias de operação, o trem deverá ser novamente inspecionado e, então, liberado para circulação plena. Isso ocorrerá sucessivamente com os demais veículos série 200 até 10 de junho, segundo a Trensurb.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias