Bem-Estar



Droga para obesidade

Planta "trovão de Deus" pode ser eficaz na redução de peso

Em pesquisa, composto encontrado na erva reduziu o peso de ratos em 45%

23/05/2015 - 05h03min

Atualizada em: 23/05/2015 - 05h03min


Tom Wang / Shutterstock

A erva "trovão de Deus", utilizada na medicina chinesa, reduziu a ingestão de alimentos e diminuiu em até 45% o peso corporal de ratos. O composto celastrol, encontrado na raiz da planta, se mostrou eficaz para ajudar no emagrecimento pois aumenta os efeitos da leptina, hormônio controlador de peso. Os estudos da pesquisa, publicada na revista Cell, são um indicador de que o celastrol pode ser desenvolvido como remédio para tratamento da obesidade.

Entenda os fatores que contribuem para aumentar a obesidade infantil

Família é protagonista no combate à obesidade infantil

- Se o celastrol apresentar os mesmos efeitos em humanos, assim como apresentou na pesquisa com ratos, essa pode ser um maneira eficaz para tratar a obesidade e melhorar a saúde de muitos pacientes que sofrem com complicações relacionadas ao excesso de peso, como doenças do coração e diabetes do tipo 2 - afirma Umut Ozcan, endocrinologista da Faculdade de Medicina de Harvard.

Leptina é um hormônio que sinaliza o cérebro quando está com energia suficiente acumulada. Ratos e seres humanos que carecem da sinalização de leptina comem vorazmente, a ponto de se tornarem obesos mórbidos. Isso sugere que tratamentos que aumentam a ação do hormônio podem ser eficazes para o tratamento da obesidade. Porém, ainda não há drogas eficientes para aliviar a resistência à leptina.

Nova pílula promete perda de peso depois de "refeição imaginária"

Manter o peso após redução do estômago exige mudança de hábitos e disciplina

De acordo com a pesquisa, em uma semana de tratamento com o composto da "trovão de Deus", ratos obesos reduziram em 80% a ingestão de alimentos em comparação aos ratos que não receberam tratamento. Ao final da experiência, os animais tratados apresentaram uma redução de 45% do peso corporal praticamente por meio da queima de depósitos de gordura. Especialistas afirmaram que esse índice foi maior do que a perda produzida pela cirurgia bariátrica.

Leia mais sobre saúde e bem-estar

Ozcan ainda pretende investigar com outros mecanismos moleculares como o celastrol interfere na sensibilidade à leptina, colaborando para a perda de peso. Os pesquisadores estão focando em pesquisas de laboratório e alimentam a esperança de que a abordagem irá ajudar a compreender as ferramentas naturais envolvidas no desenvolvimento da obesidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias