Porto Alegre



Em meio à negociação

Prefeitura de Porto Alegre confirma pagamento de salários sem atraso e com desconto aos grevistas

Havia risco de que a folha atrasasse e não fosse possível pagar os vencimentos na próxima sexta-feira

27/05/2015 - 18h06min

Atualizada em: 27/05/2015 - 18h06min


Marcela Brandes,Atempa / Divulgação
Municipários fizeram passeata na manhã desta quarta-feira entre o HPS e o Paço Municipal

O risco de que os salários dos servidores municipais de Porto Alegre fossem pagos com atraso foi dissipado no final da tarde desta quarta-feira. A Secretaria Municipal da Administração (SMA) confirmou que os pagamentos serão feitos na sexta-feira. Também anunciou que estão computados na folha os descontos referentes aos dias não trabalhados de municipários durante a greve, que começou há uma semana.

Municipários e prefeitura terão nova reunião às 10h de quinta-feira em Porto Alegre

A rodagem da folha correu risco de não ser realizada em função dos bloqueios da sede administrativa da prefeitura, informou o Executivo municipal. De acordo com a SMA, foi feita uma ação emergencial para rodar a folha, já que a Caixa Econômica Federal precisa de 72 horas para fazer o serviço. Com a operação emergencial, o banco conseguiu fazer o serviço em 48 horas.

Prefeitura de Porto Alegre rejeita três das cinco contrapropostas dos municipários

Prefeitura e grevistas se reúnem às 10h de quinta-feira na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para negociar sobre a paralisação. A condição para o encontro, lembra a prefeitura, é de que os acessos aos prédios governamentais não sejam bloqueados. Depois, às 14h, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizará assembleia na Casa do Gaúcho (Parque Harmonia) para definir os rumos da greve.

Na última assembleia, na terça-feira, a categoria decidiu encaminhar contrapropostas à prefeitura, que havia feito algumas ofertas, como ampliar o plano de saúde e elaborar um projeto de lei sobre a questão do efeito cascata nos salários em parceria com os servidores. Esses pontos foram aceitos pela categoria, incluídos nas suas contrapropostas e aprovados pela prefeitura.

Municipários decidem manter greve em Porto Alegre

Com a lista de contrapropostas dos grevistas em mãos, porém, o vice-prefeito Sebastião Melo rejeitou negociar o desconto nos salários devido à paralisação, assim como o pagamento do reajuste de 8,17% de uma só vez (a previsão é em três parcelas) e a efetivação, ainda em 2015, de progressões de carreira atrasadas desde 2010. É em torno desses pontos que a negociação deverá girar na reunião de quinta-feira.

Indignação com benefícios de auditores turbina reivindicações de municipários

Confira como a greve está afetando o serviço em algumas secretarias municipais:

Educação
É onde a greve mais afeta os serviços na cidade. Há muitas escolas sem aulas, apesar de a Secretaria Municipal da Educação não conseguir precisar o número. As aulas deverão ser recuperadas, mas ainda não há uma discussão sobre o assunto. As férias de julho poderão ser encurtadas para cumprir a recuperação. Conforme o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), pelo menos 90% das escolas municipais estão afetadas pela greve.

Saiba quais são as reivindicações dos municipários

Atendimento social

Com a volta ao trabalho de 18 servidores nesta quarta-feira, a situação melhorou um pouco na Fasc, mas os funcionários continuam sobrecarregados. O atendimento segue restrito, mas moradores de rua, por exemplo, continuam tendo acesso a albergues e outros serviços. Conforme a Fasc, sete centros de Referência de Assistência Social estão fechados nesta semana.

Confira mais notícias de Porto Alegre

Saúde
Oito das 150 unidades de saúde da Capital estão com serviços limitados, mas nenhuma fechou totalmente desde o início da greve, conforme a Secretaria Municipal da Saúde. Os serviços prejudicados são ações de enfermagem, como curativos. A vacinação para gripe é normal nos postos de saúde.

Água e esgotos
Diariamente, entre três e cinco equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) saem às ruas em cada distrital do órgão para realizar serviços. Com a greve, somente uma equipe tem saído, respeitando o acordo com piquetes instalados nos locais. O resultado é que os serviços estão atrasados.

Obras
Como as obras são terceirizadas, não estão sendo afetadas.

Urbanismo
Há poucos funcionários parados, mas assim mesmo alguns serviços estão sendo afetados. É o caso do atendimento ao público e da análise de projetos.

Meio Ambiente
Alguns funcionários paralisaram as atividades e, por isso, serviços foram impactados. Ainda não há problemas na manutenção de praças ou nos licenciamentos, mas esses serviços poderão ser afetados com a continuidade da greve.

Cultura
Estão fechados nesta quarta-feira a Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro), o Capitólio e o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo. A Secretaria Municipal da Cultura negociou nesta quarta-feira para que os teatros permanecessem abertos na quinta-feira. Havia a possibilidade de que, por causa da paralisação, houvesse o cancelamento de espetáculos. Segundo a secretaria, esse risco foi afastado no final da tarde e os teatros funcionarão inclusive no fim de semana. Conforme os grevistas, é na Cultura que a paralisação tem avançado mais nos últimos dias.

Indústria e Comércio
Não estão prestando atendimento ao público os setores de Licenciamento de Atividades Ambulantes e Licenciamento de Atividades Localizadas. Demais atividades estão normais.

Administração
Foram afetados serviços como a confecção da folha de pagamento, nomeações e portarias. Há trabalho acumulado na Secretaria Municipal de Administração.

Fazenda
Uma equipe da Secretaria Municipal da Fazenda estava em reunião na tarde desta quarta-feira para avaliar os números da greve no setor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias