Política
Programa do PT provoca panelaço em capitais do Brasil
Em Porto Alegre, manifesto foi registrado em diversos bairros
A oposição ao governo Dilma Rousseff convocou um novo panelaço para a noite desta terça-feira, durante o programa do PT na televisão e no rádio, e houve adesão ao manifesto em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília. Em Porto Alegre, o repórter da Rádio Gaúcha, Marcus Bruno, registrou a manifestação com panelas no bairro Moinhos de Vento. Pelo Twitter, a partir das 20h30min, quando iniciou o programa, internautas também relataram que presenciaram o ato em bairros como Menino Deus, Bom Fim, Petrópolis e Independência. Em contrapartida, a hashtag #tonalutapelobrasil, de apoio a Dilma, ficou nos trending topics.
No Rio de Janeiro, o panelaço ocorreu em bairros como Copacabana, Leme, Lagoa, Ipanema, Botafogo, na zona sul, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste. Em Laranjeiras, também na zona sul, houve buzinaço e uso de fogos de artifício. Já no Grajaú (zona norte), enquanto um grupo batia panelas, outros gritavam o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, também houve panelaço, no bairro de Icaraí.
Confira vídeo do panelaço em Porto Alegre:
O protesto foi sugerido pelo presidente estadual do PSDB de Minas Gerais, Marcus Pestana, no Twitter pela manhã: "Galera, o panelaço é hoje!! Espalhem! Vamos dar um basta na mentira e na corrupção!", diz mensagem postada por Pestana nesta manhã no Twitter e no Facebook. No Facebook, o texto estava acompanhado de um convite com a imagem de mãos batendo em uma panela em uma varanda e com o texto: "Dia 05 de maio tem programa eleitoral do PT na TV, das 20:30 às 20:40. Será o maior PANELAÇO da História!! 10 minutos de panelaço em todo o Brasil!"
Posted by Marcus Pestana on Terça, 5 de maio de 2015
Galera, o panelaço é hoje!! Espalhem! Vamos dar um basta na mentira e na corrupção!
Os novos rumos da Lava-Jato
Leia todas as notícias da Operação Lava-Jato
Leia as últimas notícias do dia
Uma comunidade foi criada no Facebook com o mesmo mote, "o maior panelaço da história". Até o momento, o grupo conta com menos de 600 participantes.
Depois de não se pronunciar em cadeia de rádio e TV no dia 1º de maio, a presidente Dilma Rousseff também não participou do programa partidário do PT, que durou 10 minutos. Lula e outros dirigentes estavam na peça. O partido afirma que um foco no partido e não no governo já era previsto há mais de um mês.
- Muitos petistas estavam irritados com as últimas peças, muito ao "estilo João Santana", focando só em Dilma e no governo - disse uma pessoa próxima à equipe de comunicação do PT.