Notícias



Somente haitianos

Último ônibus com imigrantes deixa o Acre em direção ao Sul

Embora a rota é a de Porto Alegre, nenhum dos passageiros teria como destino a Capital

29/05/2015 - 21h07min

Atualizada em: 29/05/2015 - 21h07min


Carlos Rollsing
Carlos Rollsing
Enviar E-mail

O décimo e último ônibus com imigrantes deixou Rio Branco, capital do Acre, às 18h20min desta sexta-feira. A rota do veículo é a de Porto Alegre, mas, na listagem de passageiros, a capital gaúcha não estava assinalada como destino de nenhum dos 44 refugiados que embarcaram.

As cidades escolhidas foram Florianópolis, Curitiba, Cuiabá e, em menor escala, Porto Velho (RO) e Rondonópolis (MT). Do total de imigrantes, todos eram haitianos, com exceção de um da República Dominicana.

Na terça, três ônibus com senegaleses e haitianos chegaram a Porto Alegre
Tulio Milman: haitianos, um racismo camuflado

Com o deslocamento de 10 ônibus para o Sul desde quinta-feira da semana passada, o abrigo que recebe os refugiados em Rio Branco viu reduzir o seu número de hóspedes, o que gerou ligeira melhora nas condições precárias do local. No momento, cerca de 200 pessoas estão na chácara transformada em abrigo. Na semana passada, eram quase 600.

Como agora não há previsão de quando novos ônibus serão contratados para levar imigrantes a outras partes do país, por meio de um convênio do governo do Acre com o Ministério da Justiça, a tendência é de que o abrigo comece a se aproximar da superlotação, já que cerca de 30 a 40 novos imigrantes haitianos e senegaleses chegam diariamente. Em número bastante inferior, esporadicamente chegam dominicanos, bengaleses, nigerianos e ganeses.

Falta de coordenação dificulta acolhida de imigrantes
Falta de mapeamento sobre imigrantes estrangeiros dificulta ações do Estado

Na manhã desta sexta-feira, os servidores responsáveis pelo abrigo chegaram a selecionar 42 refugiados para um ônibus extra que deveria sair neste sábado. Segundo o governo do Acre, um empresário de Porto Alegre teria entrado em contato para pedir a contratação de 50 imigrantes. Os refugiados foram colocados em fila, preencheram fichas de viagem e apresentaram os seus passaportes.

Para frustração geral, no decorrer da tarde desta sexta-feira, a viagem não estava mais confirmada para ocorrer neste sábado. Uma suspensão foi imposta. Ainda há chance de esse veículo partir na segunda-feira.

Os funcionários do abrigo diziam desconhecer a empresa que gostaria de contratar os 50 refugiados. Também não sabiam explicar a atividade desta corporação. A falta de informação e as constantes reviravoltas, como o cancelamento deste ônibus, são constantes no abrigo, o que contribui com a formação de um clima confuso, causando prejuízos a imigrantes que, em maioria, passam grandes dificuldades de comunicação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias