Notícias



Largo Glênio Peres

Campanha oferece testes gratuitos de HIV/Aids, sífilis e hepatite C na Capital

Exames para detecar doenças sexualmente transmissíveis ocorrem nesta quinta e sexta-feira

11/06/2015 - 14h58min

Atualizada em: 11/06/2015 - 14h58min


Cristine Rochol / PMPA
SMS disponibiliza testes rápidos para detectar os vírus HIV/Aids, sífilis e hepatite C

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta quinta e sexta-feira uma campanha do Dia dos Namorados para conscientizar a população sobre proteção nas relações sexuais. Testes gratuitos para detectar os vírus HIV/Aids, sífilis e hepatite C estão sendo oferecidos no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. O resultado fica pronto em 30 minutos.

Preservativos também estão sendo distribuídos no local. A campanha também conta com atrações musicais e teatrais para chamar a atenção da população.

- O objetivo é possibilitar a detecção e o início precoce do tratamento da infecção causada pelo HIV, com a diminuição da transmissibilidade. Devemos enfatizar a prevenção combinada com diferentes estratégias para o enfrentamento da epidemia na Capital - afirma o coordenador da Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da SMS, Gerson Winkler.

Campanha "Não faça sexo com pessoas de Santa Cruz do Sul" gera polêmica

Segundo a SMS, Porto Alegre é a capital brasileira com as taxas mais altas de casos de Aids nos últimos cinco anos. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram 96,2 casos por 100 mil habitantes em 2013. Apesar da queda na mortalidade, o índice é de 28,52 mortes para a mesma proporção de habitantes.

Teste dá esperança sobre eficácia da imunoterapia contra a aids
Cientistas testam camisinha que promete ser mais prazerosa que usar nada

O Rio Grande do Sul é o Estado com maior coeficiente de mortalidade no Brasil. São 11,2 óbitos para cada 100 mil habitantes.

SUS incorpora novo medicamento contra o HIV
Brasileiros produzem anticorpo que neutraliza vírus HIV

Pessoas de até 39 anos de idade concentram o maior número de casos, mas houve uma alta nas faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos. Pessoas heterossexuais apresentam índices maiores. Porém, também houve aumento para homossexuais e bissexuais e queda acentuada em usuários de drogas injetáveis.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias