Brasileirão



Opinião

Luiz Zini Pires: quem é e o que pensa o técnico líder do Brasileirão

30/06/2015 - 17h46min

Atualizada em: 30/06/2015 - 17h46min


Luiz Zini Pires
Luiz Zini Pires
Enviar E-mail

O paulista Eduardo Baptista, 45 anos, tem 20 de futebol, 18 como preparador físico e apenas 17 meses como treinador. Líder do Brasileirão, 100% de aproveitamento em Recife, comanda o surpreendente Sport desde janeiro de 2014.

Alex tem lesão na coxa e para por tempo indeterminado

Ele trabalhava com o pai, Nelsinho Baptista, no Kashiwa Reysol, do Japão. O tsunami de 2011 o fez voltar ao Brasil com a família e mudar de rumo. O alcancei ontem por telefone.

Sport x Inter: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida

Como você se define como treinador?
Sou uma pessoa simples, sempre procurando aprender. Me acho perfeccionista. Cobro muito, mas busco ter critérios e planejamento. Todos no grupo precisam saber como trabalho e que minhas ações procuram ter uma lógica e uma ética. Não importa se o treinador é um jovem ou um experiente, o que importa é a continuidade.

Você é filho de um treinador. Qual a relação com Nelsinho?
É ótima. Mas ele mora no Japão e eu no Brasil. Conversamos muito. Falamos pouco sobre nossos times. Trocamos ideias mais sobre gestão de pessoas, a vida do jogador no vestiário e a relação deles com os treinadores.

Sabe que a torcida colorada ainda tem uma bronca com Nelsinho, que trocou o Inter pelo Corinthians nos distantes anos 1990?
Meu pai é um profissional. Ele não guarda mágoa com ninguém, eu sei. Voltaria ao Inter, se fosse o caso, sem problemas. Aliás, o uruguaio Diego Aguirre faz um grande trabalho no Inter. O acompanho de longe e o admiro.

Quem são os técnicos que fizeram a sua cabeça?
Meu pai, lógico, vem em primeiro lugar. Destaco o Vanderlei Luxemburgo. Ele é um dos poucos treinadores que consegue mudar uma partida durante os 90 minutos, a bola andando, ou mesmo no intervalo. Eu comecei como interino. Acho que evolui.

Qual a chave do sucesso do Sport no Brasileirão?
Posso dizer que é trabalho e entendimento. Todos se conhecem, o projeto começou no ano passado e os jogadores assimilaram as minhas ideias de futebol. Claro que o Brasil está surpreso com o desempenho da equipe. Nós, não. Eu tinha a certeza que estaríamos entre os cinco melhores neste começo de Brasileirão. Meu projeto é de três anos e envolve a base. Estou na segunda temporada (102 jogos, são 52 vitórias, 23 empates e 27 derrotas). Tenho nove meninos no grupo principal. Uma das missões é formar uma nova geração de bons jogadores.

Como seu time joga?
Gosto muito do sistema 4-2-3-1. Treino e repito. Repito. Durante a partida, posso mudar para um 4-3-3 ou um 3-4-3. Tudo depende do comportamento e movimentação do adversário Quando o outro time pressiona, ataca muito, me fecho mais, adoto o clássico 4-4-2.

Quais os jogadores que se destacam no Sport?
Vou citar dois, mas tem mais. O volante Rithely, que quase acertou com o Inter, é um destaques. Cito o lateral esquerdo Renê, que tem uma força defensiva muito grande e vai fazer sucesso. O vejo na Seleção Brasileira logo, logo.

O que você espera do Inter?
Nem sei qual será time do Inter. O Aguirre promove um rodízio. Há uma atenção especial com a Copa Libertadores, o que não poderia ser diferente. Não tenho olheiros em Porto Alegre. Acompanho pela imprensa.

Quem o preocupa mais?
O D’Alessandro, mas nem sei se ele viaja (não viajou). Não vou mudar meu time em função do adversário. Perdemos o volante Wendel e o meia Diego Souza, mas o grupo é bom. Vou achar soluções qualificadas até a hora da partida. Aliás, espero um grande jogo.

Você foi procurado pelo Grêmio depois da saída do Felipão?
Não, ninguém fez contato. Desconheço qualquer movimento.

Valdívia ganha música de dupla sertaneja do Mato Grosso

*ZHESPORTES

Williams Aguiar / Sport Club

MAIS SOBRE

Últimas Notícias