Notícias



Polêmica nas redes sociais

PM ironiza pedido de segurança na Redenção: "Que chamem o Batman"

Tenente-coronel respondeu a denúncia de jornalista de que grupos estavam promovendo assaltos no parque na noite de sábado

07/06/2015 - 02h04min

Atualizada em: 07/06/2015 - 02h04min


Reprodução / Facebook

Um oficial da Brigada Militar, identificado como tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º BPM, deu uma declaração polêmica na noite do último sábado, após receber denúncia de que estariam ocorrendo assaltos no Parque da Redenção durante a Serenata Iluminada

Em um grupo do WhatsApp, ele respondeu aos jornalistas Fernanda Pugliero, do Correio do Povo, e Eduardo Paganella, da Rádio Guaíba, que "quem frequenta esse tipo de evento não quer BM perto. Agora aguentem! Que chamem o Batman! Ou o super-homem".

Não foi uma resposta oficial, defende comandante da BM

Os jornalistas relataram que havia somente um carro da Brigada Militar para fazer o policiamento de toda região e que assaltantes estavam aproveitando para atacar as pessoas em locais mais escuros do parque. O evento cultural ocorre periodicamente para discutir a ocupação de locais públicos e tinha 22 mil participantes confirmados no Facebook na edição de sábado.

Organizadores garantem que haviam comunicado a BM sobre a Serenata Iluminada

O tenente-coronel Vieira também afirmou que a serenata não tinha permissão para ocorrer e que os presentes não queriam a presença dos policiais na Redenção: "Gente do bem está em casa agora!" (...) Então que saiam dali. Eu não aconselho a ficar ali. Até porque se eu mandar uma viatura lá, com dois PMs, serão hostilizados".

"A que triste ponto chegamos", diz Maria do Rosário sobre caso do Batman

Uma hora e meia depois das respostas irônicas, o comandante do 9º BPM disse que a conversa foi informal e que a BM nunca se negou a atender qualquer ocorrência: "Prezados, espero que entendam o que quis dizer em uma conversa informal antes. A BM nunca se negou e nunca se negará a atender qualquer ocorrência. Somente que deve ser usado o canal formal: 190".

Pesquisa aponta que 56% apoiam cercamento da Redenção

Procurado por Zero Hora, ele reforçou o que havia postado no grupo, disse que fez uma analogia e que os jornalistas "denegriram a imagem e postura da BM".

- Esse tipo de reunião (Serenata Iluminada) não procura a Brigada porque não quer a presença dela. Nos hostiliza, nos afronta. Então, para não dar problema grave, opto por deixá-los à vontade. Fiz uma analogia e os jornalistas levaram para o lado pessoal, denegrindo a imagem e postura da BM - argumentou o comandante.

No domingo, o comandante do policiamento da Capital, Mário Ikeda, disse que a mensagem não foi uma resposta oficial da Brigada. E os organizadores da Serenata Iluminada garantiram ter comunicado a polícia do evento.

Leia todas as notícias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias