Notícias



Superlotação

Presídio Central está impedido de receber novos presos

Na tarde desta segunda-feira, a fila de espera em delegacias de Porto Alegre, Gravataí e Canoas já estaria em 14 pessoas

29/06/2015 - 20h55min

Atualizada em: 29/06/2015 - 20h55min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Falta de vagas faz com que presos fiquem em delegacias

O Presídio Central está impedido de receber novos detentos até que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) transfira os cerca de 55 presos em flagrante acumulados no local desde o final de semana, segundo o juiz da Vara de Execuções Criminais, Sidinei Brzuska, responsável pela fiscalização das penitenciárias do Rio Grande do Sul.

Presos em flagrante vão depor no Presídio Central para reduzir superlotação

A medida, repetida com frequência nos últimos anos, foi a forma encontrada pela Justiça para que o Estado cumpra a interdição do presídio de receber presos condenados, cuja decisão completa 20 anos em agosto.

- Quando entram novos presos, o Central recebe e deixa eles em um canto para a Susepe retirá-los e transferi-los para outras penitenciárias. Neste final de semana, isso não aconteceu. Isso é um problema bem grave, que nunca foi resolvido - critica o juiz.

Secretaria de Segurança aposta em presídio de Venâncio Aires contra superlotação do Central 
Interdição do Central faz com que presos fiquem em delegacias

No final de semana, conforme o magistrado, aguardavam 41 presos no local. Na tarde desta segunda-feira, a fila de espera em delegacias de Porto Alegre, Gravataí e Canoas já estaria em 14 pessoas. A consequência da suspensão se reflete no acúmulo de detentos nas delegacias, que não têm estrutura para abrigá-los.

Procurada, a Susepe ainda não se pronunciou sobre o caso.

Presos provisórios deixam DPs de Porto Alegre e vão para o Presídio Central


MAIS SOBRE

Últimas Notícias