Política



CPI da Petrobras

Advogada de delatores da Operação Lava-Jato diz que se sente intimidada e abandonará a profissão

Beatriz Catta Preta ainda falou que recebeu ameaças "de forma velada"

30/07/2015 - 21h20min

Atualizada em: 30/07/2015 - 21h20min


Reprodução / TV Globo
Beatriz Catta Preta, advogada dos delatores da Lava-Jato, em entrevista ao Jornal Nacional

Em entrevista concedida ao Jornal Nacional, exibida pela TV Globo na noite desta quinta-feira, a advogada Beatriz Catta Preta disse que irá abandonar a profissão. Ela atuava na defesa de Julio Camargo, delator que narrou ter pago US$ 5 milhões ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

- Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela segurança da minha família, dos meus filhos, eu decidi encerrar a minha carreira na advocacia. Eu fechei o escritório - afirmou.

Mário Góes se torna o 19º delator da Lava-Jato
Operação Lava-Jato tem cinco novos delatores

Beatriz informou, ainda na semana passada, ao juiz Sérgio Moro, que estava deixando os seus clientes. Perguntada pelo repórter se recebeu ameaças, a advogada disse que "elas vêm de forma velada, cifradas" e que o foco de retaliação aumentou após o depoimento de Julio Camargo.

- (A intimidação) Vem dos integrantes da CPI, daqueles que votaram a favor da minha convocação - disse a advogada na entrevista.

Empreiteiro-delator pediu "doação" em nome de Edison Lobão
Delator revela propina de subsidiária da Andrade Gutierrez na África

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou na tarde desta quinta-feira o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desobrigando Beatriz de prestar esclarecimentos à CPI da Petrobras. O ministro também criticou a convocação da advogada, classificando a atitude da CPI como "inadmissível".

"Para se preservar a higidez do devido processo legal, e, em especial, o equilíbrio constitucional entre o Estado-acusador e a defesa, é inadmissível que autoridades com poderes investigativos desbordem de suas atribuições para transformar defensores em investigados, subvertendo a ordem jurídica. São, pois, ilegais quaisquer incursões investigativas sobre a origem de honorários advocatícios, quando, no exercício regular da profissão, houver efetiva prestação do serviço", alegou o presidente do STF.

Polícia Federal deflagra a 16ª fase da Operação Lava-Jato
Presidente licenciado da Eletronuclear teria recebido R$ 4,5 mi de propina

A advogada teve sua convocação aprovada no dia 9 de julho pela CPI para prestar esclarecimentos sobre a origem dos honorários que recebeu como defensora de alguns dos principais delatores da Lava-Jato. Contudo, na semana passada, ela anunciou que estava deixando o caso logo depois que o depoimento em que Camargo citou Cunha veio à tona. A advogada comunicou também que renunciaria outros dois delatores da Operação Lava-Jato, o lobista Augusto Mendonça e o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco.

Leia as últimas notícias da Operação Lava-Jato

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias