Porto Alegre



Mais segurança

Após polêmica do Batman, Serenata Iluminada tem reforço de policiamento

Policiais militares e guardas municipais acompanharam evento na noite deste sábado nas proximidades do Cais Mauá

04/07/2015 - 22h35min

Atualizada em: 04/07/2015 - 22h35min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Três policiais militares acompanharam de perto o evento deste sábado

Não foi a presença do Batman, mas o acompanhamento de policiais militares que garantiu aos frequentadores da Serenata Iluminada a sensação de segurança na noite deste sábado, nas proximidades do Cais Mauá, em Porto Alegre. Depois da polêmica declaração do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Francisco Vieira, há um mês, o evento que promove a ocupação dos espaços públicos contou com o monitoramento de brigadianos e guardas municipais. Até as 20h, não havia registro de incidentes no local.

Promotores do evento, policiais e o público compartilhavam a impressão de uma Serenata mais organizada. Realizada na Avenida Sepúlveda com o intuito de protestar contra o projeto de revitalização do Cais Mauá, a festa ao ar livre contou com lixeiras para evitar que a sujeira ficasse como rastro, banheiros químicos, barracas de comida e bebida e a apresentação de bandas. A iluminação pública da área também contribuiu para deixar a Serenata, de fato, iluminada.

Declarações de comandante geram constrangimento na Brigada Militar
Pequenos eventos tentam reaproximar as pessoas das ruas

- Na última (Serenata Iluminada), tinha pouca gente, as pessoas estavam dispersas e estava uma escuridão na Redenção. Diferente dessa. A sensação é de tranquilidade - comentou a estudante Maria Luiza Apollo, 18 anos, que havia recém compartilhado a impressão com uma amiga.

Maria Luiza se referia ao evento de junho realizado no Parque da Redenção quando, após receber denúncia de que estariam ocorrendo assaltos no local, o comandante do 9º BPM respondeu a jornalistas em um grupo do WhattsApp que "quem frequenta esse tipo de evento não quer BM perto. Agora aguentem! Que chamem o Batman! Ou o super-homem". Na sexta-feira, Vieira havia informado que a Serenata contaria com reforço no policiamento.

- Naquele dia, não colocaram nenhum banheiro químico. Então, as pessoas eram obrigadas a ir no meio do mato, e ladrões acabam se aproveitando. Aqui está mais organizado - apontou o comerciante José Carlos Ribeiro, 42 anos, que vendia quentão no local nesta noite.

"A que triste ponto chegamos", diz Maria do Rosário sobre caso do Batman
Após Serenata Iluminada, DMLU recolhe três toneladas de lixo da Redenção

De pé ao lado de uma viatura estacionada em frente à festa, três policiais militares acompanhavam a movimentação. Um outro carro da polícia fazia rondas nas imediações, além de dois da Guarda Municipal e seus servidores. A garantia de incremento na segurança do evento ocorreu em uma reunião entre organizadores e Brigada Militar (BM).

- A BM e a EPTC (que também tinha agentes na área) estão colaborando com o evento. Conseguimos fazer com que eles compreendessem o intuito da Serenata: a ocupação do espaço público com segurança - disse o promotor da Serenata Iluminada, Pedro Loss.

O organizador acredita que a colaboração será estendida aos próximos eventos, realizados uma vez por mês na Capital. Por volta das 20h30min, a BM estimou que 600 pessoas estavam no local. Loss apontou que mais de 1,5 mil já haviam passado por lá.

Com o frio de 10ºC à noite, frequentadores tentavam se aquecer entre a apresentação de uma banda e outra nos dois palcos colaborativos improvisados na avenida. Teve quem carregasse cobertor de lã, mas a maioria apostou em copos de quentão e taças de vinho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias