Bem-Estar



Incômodo capilar

Caspa aumenta no inverno? Saiba como evitar o problema

Banho quente é um dos principais fatores que agravam o quadro

07/07/2015 - 16h37min

Atualizada em: 07/07/2015 - 16h37min


Júlio Crespaldi / Morguefile

A caspa, aquelas indesejáveis partículas brancas que surgem no couro cabeludo, incomoda cerca de 40% dos brasileiros e tende a piorar durante o inverno. Mas a culpa não é diretamente do frio. O grande vilão é, na verdade, o banho quente.

Segundo a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Ana Paula Manzoni, a alta temperatura da água desencadeia mecanismos inflamatórios que geram irritação e ressecamento do couro cabeludo. No caso de pessoas com tendência à oleosidade capilar, esse ressecamento produz mais glândulas sebáceas do que a capacidade do couro cabeludo de renová-las, resultando em uma descamação gordurosa - a famosa caspa.

Entenda por que a incidência de pré-eclâmpsia aumenta nos dias frios
Saiba o que comer para manter a pele saudável durante o inverno

Além de banhos quentes, a caspa pode se intensificar - em todas as estações do ano - em decorrência do estresse e da proliferação do fungo Malassezia sp., que é favorecido pela oleosidade.

- Como a predisposição ao problema é genética, a pessoa pode sofrer com isso pelo resto da vida. Embora seja possível controlar, a caspa pode voltar se o tratamento não tiver continuidade - ressalta Ana Paula.

Saiba por que o frio aumenta os riscos de problemas no coração
Crise de rinite ou resfriado? Saiba diferenciar as doenças do frio

A especialista explica que os tratamentos ajudam a evitar a piora do quadro, mas não dão fim ao problema, que pode se manifestar em qualquer idade. Por meio de exames físicos do couro cabeludo, é possível avaliar o grau da caspa - que varia entre leve, moderado e grave - e estabelecer a intervenção adequada para cada caso.

Leia mais notícias de saúde e bem-estar

- Às vezes, as pessoas confundem a caspa com outras doenças de couro cabeludo que têm sintomas parecidos, como é o caso da psoríase - afirma Ana Paula.

Veja quais medidas são importantes para o tratamento e controle da caspa:

- Alguns shampoos anticaspa contém substâncias antifúngicas e outros ajudam a remover o excesso de escamas com ácido salicílico, por exemplo. Consulte um dermatologista para saber qual o mais indicado

- Medicamentos podem ser indicados por dermatologistas em casos mais graves.

- Evite tomar banhos muito quentes e longos

- Lave o cabelo uma vez ao dia

- Passe condicionador apenas nas pontas dos fios

- Use o secador de cabelo com moderação

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias