Sem trégua
Chuvas atingem mais de 47 mil pessoas no RS
Segundo a Defesa Civil, já passam de 60 os municípios afetados pelas chuvas
A chuva que voltou sem trégua ao Rio Grande do Sul na madrugada de domingo elevou o número de pessoas atingidas para mais de 47 mil. Segundo o último balanço da Defesa Civil estadual, 62 municípios foram afetados, dos quais dois decretaram situação de emergência - Esteio e Rolante - e mais de 20 podem seguir o mesmo caminho.
As regiões mais afetadas são a Metropolitana e a Fronteira Oeste, esta última com pelo menos 230 famílias atingidas - das quais cerca de 50 estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil regional.
Somente em Alvorada, cerca de 1,5 mil residências tinham sido atingidas pela chuva até domingo. Segundo a prefeitura, 6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos da enxurrada e estima-se que mais de 2,4 mil tenham deixado as suas casas. Em Gravataí, os desabrigados já passam dos 800.
Um dos primeiros municípios a decretar situação de Emergência, Rolante, onde choveu cerca de 90mm nas últimas 10 horas, segue em alerta. Os rios Areia e Rolante voltaram a subir, com possibilidade de novas enxurradas. A Defesa Civil trabalha de forma preventiva, orientando as pessoas em áreas a de risco a deixarem suas residências antes que o rio saia do leito. Cerca de 170 famílias estão desalojadas.
Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil teve de remover 180 pessoas de suas residências na manhã desta segunda-feira, devido a alagamentos e deslizamentos de terra na parte norte do município. O órgão auxilia as famílias com caminhões e viaturas. O número total de desabrigados e desalojados no município será contabilizado no final da tarde.
Veja fotos da chuva nesta segunda-feira:
Os municípios banhados pelo Rio Uruguai, na Fronteira Oeste, também estão em alerta. Em Itaqui, o nível do rio chegou a 10.45 na manhã desta segunda-feira e continua crescendo. Uruguaiana, onde o rio chegava a 8.62 às 9h, também crescendo, registrou mais de 100 mm de chuva nas últimas 24h - a média histórica para o mês de julho é de 88mm.
Em São Borja, não houve remoções nesta segunda-feira, mas 100 pessoas seguem desalojadas e outras 25 desabrigadas devido à chuva da semana passada. O nível do Rio Uruguai é de 13 metros, oito acima do normal. A cada três horas, o rio está baixando cerca de nove centímetros e a expectativa do órgão é que os desalojados e desabrigados possam voltar para casa na quarta-feira.
A Defesa Civil estadual está recolhendo donativos para as famílias mais atingidas pela chuva na Central de Doações (Av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo). As principais necessidades são alimentos - arroz, feijão, massa e leite - e produtos de limpeza e higiene pessoal. Mais informações, pelos telefones 3288-6781 e 3212-2675.
*Zero Hora, com Rádio Gaúcha