Esportes



Série C

Com expectativa de 33º C no Rio, Caxias encara o Madureira neste sábado

Se não ganhar, clube irá completar um ano sem vitórias na competição nacional

31/07/2015 - 18h37min

Atualizada em: 31/07/2015 - 18h37min


Porthus Junior / Agencia RBS
Marcelo Vilar tem na escalação de Léo (E) ou Baiano uma de suas dúvidas para este sábado

Inícios de novos ciclos costumam carregar novas motivações. É assim no aniversário, na virada de ano, na mudança de estação. Para o Caxias, o começo do segundo turno da Série C se apresenta como a chance de um  recomeço. Neste sábado, às 11h, o adversário será o Madureira, sob a expectativa de 33º de puro calor carioca. Uma vitória servirá para diminuir a distância para o próprio time fluminense na parte de baixo da tabela. Mas para o técnico Marcelo Vilar, o foco do time precisa estar no campo, e não nos números. 

- Realmente é um jogo importante, mas temos que entrar atentos aos 90 minutos e não na situação que a tabela nos apresenta. É preciso ter tranquilidade para jogar, foi isso que defendi durante a semana. Entrar tomado pela ansiedade só vai atrapalhar a equipe - comenta o técnico.

De fato, controlar os nervos dos jogadores tem sido uma preocupação no Centenário. Na noite de quinta-feira, o grupo passou por uma sessão de relaxamento. Uma psicóloga caxiense também tem auxiliado a comissão técnica a encontrar a melhor forma de motivar a equipe, e deve passar a tratar diretamente com os atletas nas próximas semanas. E parte dos salários atrasados foram colocados em dia. 

- Temos que encontrar a tranquilidade em algum lugar. Acho que a diretoria fez sua parte pagando um mês de salários, vai deixar a todos mais tranquilos, e nós da comissão técnica estamos tentando fazer a nossa _ acrescenta o treinador.

Além de um adversário que no primeiro turno arrancou um empate em 1 a 1 e criou situações para vencer a partida mostrando bom futebol, o Caxias terá como adversários adicionais o calor e as dimensões do gramado, de 110m x 75m, máxima permitida pela Fifa. São estratégias que exigem atenção redobrada do lado grená.

- Acho que o Madureira percebeu que em um campo pequeno levaria certa desvantagem por conta de sua forma de jogar, com muito toque de bola. Optaram estrategicamente por jogar em um campo maior e também por mudar o horário do jogo. A previsão é de muito calor. Nós temos que estar preparados para isso. Uma das providência foi colocar o Leoni e o Bebeto nas laterais, jogadores com condições físicas melhores para atuar em um campo de grandes dimensões.

Façanha indesejada

Caso não vença o Madureira neste sábado, o Caxias irá completar um ano sem vencer na Série C. A última vitória na cometição foi no dia 3 de agosto do ano passado, contra o Macaé, no Centenário. O gol foi marcado pelo zagueiro Tiago, atualmente no Atlético-MG, em sua última partida pela equipe.

- Desde então, foram 18 jogos, correspondentes a todo o segundo turno na edição 2014 e todo o primeiro turno da edição atual. 

- Nestas 18 partidas, foram oito empates e dez derrotas. Inclusive, as campanhas foram idênticas. Quatro empates e cinco derrotas tanto no segundo turno de 2014 quanto na atual competição.

- No ano passado, foi a boa campanha no primeiro turno, com cinco vitórias, três empates e uma derrota, que evitou a queda para a Série D.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias