Esportes



Entrevero

Com regulamentos ainda mais confusos, copas do segundo semestre agitam o Interior

Entre as peculiaridades, está a possibilidade de um time ser eliminado de uma competição e conquistar outra

30/07/2015 - 22h04min

Atualizada em: 30/07/2015 - 22h04min


Pelotas e o time B do Inter abrem nesta sexta-feira o calendário de copas do segundo semestre do RS, às 19h30min, na Boca do Lobo. Este ano, serão homenageadas duas personalidades: Luiz Fernando Costa, vice-presidente do Inter, morto em janeiro, e Valmir Louruz, técnico com destaque por Brasil-Pel e Juventude, que morreu em abril.

E, como já é tradição nos torneios organizados pela FGF para as copinhas, os regulamentos fogem do usual.

A Super Copa será disputada entre os campeões de quatro competições. Três delas são regionalizadas - e homenageiam Valmir Louruz. A outra, que leva o nome do ex-dirigente colorado, é do estilo da Copa do Brasil, um mata-mata definido por sorteio.

Entre as peculiaridades do regulamento, estão times que começam em um campeonato e podem ser campeão de outro e equipes que, mesmo eliminadas, classificam-se. Tentamos explicar.


Copa Valmir Louruz

São três campeonatos: Metropolitana, Norte e Sul.

Na Metropolitana, jogam Cruzeiro, Juventude, Novo Hamburgo, Grêmio e Brasil-Far. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Mas o quinto colocado pode não estar eliminado.

Na Sul, estão Farroupilha, Pelotas, São José, Inter e Lajeadense. Assim como na Metropolitana, os quatro primeiros se classificam. E o quinto colocado pode não estar eliminado.

Isto porque na Norte, quatro times participam: Palmeirense, Marau, Gaúcho e União-FW. Os três primeiros se classificam para as semifinais. E a quarta vaga será ocupada pelo melhor quinto colocado entre as copas Metropolitana e Sul.

Copa Luiz Fernando Costa

É um mata-mata envolvendo 18 clubes divididos em nove duelos de ida e volta. Os nove vencedores avançam, mas o melhor eliminado - aquele que somar mais pontos e tiver melhor saldo de gols - também se classifica.

Ficarão 10 times. Então, os cinco vencedores seguem em frente, mas os três melhores eliminados também vão para as quartas de final.

Daí em diante, só quem tiver melhor resultado nos confrontos avança.


Super Copa

Os quatro campeões disputarão a Super Copa. Ela será um mata-mata de semifinal, e os classificados vão para a decisão.


Mais vagas

O vencedor da Super Copa disputará a Recopa Gaúcha contra o Inter, campeão do Estadual em 2015.

O vencedor da Super Copa disputará a Seletiva para a Série D de 2016.

O vencedor da Copa Luiz Fernando Costa disputará a Copa do Brasil de 2016.

José Roberto Gasparotto / Lajeadense,divulgação

MAIS SOBRE

Últimas Notícias