Notícias



Prazo

Decisão de governadores atrasa sanção a projeto sobre depósitos judiciais

Eles têm até o dia 5 de agosto para se decidir sobre eventuais vetos

31/07/2015 - 14h05min

Atualizada em: 31/07/2015 - 14h05min


Ichiro Guerra / Presidência da República

O governo federal espera uma decisão dos governadores até a próxima terça-feira sobre o projeto de lei complementar que libera os recursos dos depósitos judiciais para os Estados. A presidente Dilma Rousseff pretendia anunciar a sanção do projeto na reunião de quinta-feira, mas os próprios governadores questionam o artigo do projeto que hierarquiza como os Estados podem gastar os recursos.

A ideia é a de que os próprios governadores cheguem a um consenso para orientar a decisão da presidente, que tem até o dia 5 de agosto para se decidir sobre eventuais vetos.

"Não há base jurídica para impeachment", diz Cardozo
"Podem contar comigo", diz Dilma em encontro com governadores

O projeto proposto pelo senador José Serra (PSDB-SP) não agrada totalmente à equipe econômica. São R$ 20 bilhões que são usados pelo Banco do Brasil para operações de crédito e, mais do que isso, podem ser segurados para garantir parte da meta do superávit primário. No entanto, a sanção seria um agrado aos governadores em troca do apoio para evitar as pautas bomba que hoje tramitam no Congresso.

O projeto de Serra dá preferência para o pagamento dos precatórios, depois as dívidas da previdência e então investimentos. A maior preocupação dos governadores neste momento são mais simples, despesas regulares de custeio em um momento de queda brusca de arrecadação.

Dilma Rousseff libera R$ 1 bilhão em emendas
Rio Grande do Sul tem bilhões a receber de devedores

Não há, no entanto, um consenso de como mexer nessa hierarquia. O artigo não pode ser vetado porque o projeto ficaria incompleto. Também não é possível regular o tema com uma Medida Provisória. O Planalto espera uma solução dos governadores até o início da próxima semana. "Está sendo formada uma comissão para nos próximos três, quatro dias, chegar a uma conclusão sobre isso", disse ao Broadcast Político o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), na saída da reunião de governadores, na noite de quinta-feira, 30.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, informou que o governo está aberto a permitir o uso de depósitos judiciais para pagamento de dívidas, medida recém-aprovada no Congresso. "A tendência é sancionar, manter o projeto de lei complementar na sua essência", afirmou Levy a jornalistas, ao deixar a mesma reunião. Segundo o ministro da Fazenda, falta definir "algumas questões técnicas". "Cada Estado é um Estado, é difícil fazer uma fôrma que sirva pra todo mundo. Todo mundo quer ter segurança", comentou.

Leia as últimas notícias do dia

Levy admitiu que para o governo era melhor vetar a proposta, já que haverá impacto negativo no superávit primário, mas reconheceu que os governadores se sentem "asfixiados" com as despesas obrigatórias e reclamam não ter recursos para investimentos.

Alguns Estados, como Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, já fizeram leis estaduais liberando o uso dos fundos. No caso do governo gaúcho, os depósitos acumulados já foram todos usados nos últimos dois governos, de Yeda Crusius (PSDB) e Tarso Genro (PT), e o atual governador José Ivo Sartori (PMDB) tem apenas os recursos que entram anualmente. Já a Bahia teria usado 80% dos recursos depositados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias