Vida



Mal de amor

Dez músicas para curtir a fossa

Colunista de ZH Roger Lerina listas canções para quem teve o coração partido

31/07/2015 - 15h36min

Atualizada em: 31/07/2015 - 15h36min


Roger Lerina
Roger Lerina
Enviar E-mail
The Police / Divulgação

Corações partidos já serviram de inspiração para muitos artistas e a música sempre foi a companheira fiel de quem sente as dores de um amor mal resolvido. O colunista de ZH Roger Lerina lista 10 canções para curtir a fossa. Confira:

Leia também:
Dez músicas para sair da fossa
Como curar um coração partido?

1)
Nervos de Aço 
O primeiro lugar da lista só podia ser do rei da dor de cotovelo, né? Lupicínio Rodrigues é um pote até aqui de mágoa: "Eu não sei se o que trago no peito / É ciúme, é despeito, amizade ou horror / Eu só sei é que quando a vejo / Me dá um desejo de morte ou de dor".


2) How to Fight Loneliness 
A banda americana Wilco é especialista em cantar as dores de amores em letras agridoces. Essa linda balada do disco Summerteeth (1999) é uma lição de sobrevivência com os amigos depois de um fora: "Como combater a solidão / Sorria o tempo todo / Brilhe os dentes até não fazer mais sentido / Deixe-os afiados com mentiras".



Hormônio do amor pode diminuir ingestão de calorias
Ocitocina, o "hormônio do amor", tem propriedades de antienvelhecimento

3) Veja Bem, Meu Bem
Os hipsters também sofrem - e como! Olha só que bonito este lamento do Los Hermanos: "Se eu te troquei não foi por maldade / Amor, veja bem, arranjei alguém / Chamado saudade".


4) Yesterday
Uma das mais belas canções dos quatro cabeludos de Liverpool, essa balada dos Beatles virou um hino à nostalgia do amor perdido: "Por que ela / Teve que ir eu não sei / Ela não me disse / Eu disse / Algo de errado e agora eu sinto falta / Do ontem".


5) Trocando em Miúdos
Chico Buarque sabe tudo, hein? O mestre é tão bom letrista que transforma em poesia até as mesquinharias da separação ("Devolva o Neruda que você me tomou / E nunca leu"), cravando uma adaga no peito da gente com este final: "Eu bato o portão sem fazer alarde / Eu levo a carteira de identidade / Uma saideira, muita saudade / E a leve impressão de que já vou tarde".


6) Detalhes
Roberto e Erasmo Carlos, dupla soberana da música romântica brasileira, são autores de algumas das mais belas canções de amor em português. Até praga os caras sabem rogar com classe: "Não adianta nem tentar me esquecer / Durante muito tempo em sua vida eu vou viver / Detalhes tão pequenos de nós dois / São coisas muito grandes pra esquecer / E a toda hora vão estar presentes, você vai ver".



Conheça o hormônio que determina sua capacidade de amar desde o nascimento
Conheça a fórmula da paixão que foi testada por cientistas (e funcionou)

7) Every Breath You Take
Por falar em praga, a banda inglesa The Police fez um baita sucesso com esse melô do psicopata: "Cada vez que você respira / Cada movimento que você faz / Cada laço que você rompe / Cada passo que você dá / Eu estarei observando você".


8) Can't Stand Losing You
O mesmo The Police lançou em 1978 essa música em um single cuja capa macabra estampava um sujeito enforcado. Parece até que o cara de Every Breath You Take cansou de perseguir a ex e resolveu apelar para a tragédia: "Creio que este é o último adeus/ E você não liga, então não vou chorar/ Mas você vai sentir muito quando eu estiver morto/ E toda esta culpa estará na sua cabeça".


9) Garçom
Reginaldo Rossi homenageou esse bravo profissional que toda noite tem que aguentar bebuns descornados chorando. Depois de encher o saco desabafando sobre o amor de sua vida que está casando com outro nesse mesmo dia, o cliente pinguço pede ao paciente garçom: "Quero tomar todas / Vou me embriagar / Se eu pegar no sono / Me deite no chão".


10) Ne me Quitte Pas
Sabe quando você perde até o amor próprio depois de levar um pé na bunda e começa a dizer coisas sem noção só para não ser descartado? Pois esse clássico do cantor e compositor francês Jacques Brel é de cortar os pulsos em termos de humilhação: "Não me deixe / Eu não vou mais chorar / Não vou mais falar / Eu me esconderei lá / Para te observar / (...) / Deixe-me tornar / A sombra da tua sombra / A sombra da tua mão / A sombra do teu cão".



*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias