Bem-Estar



Nova estratégia

Estudo mostra que autismo pode ser diagnosticado com teste de olfato

Pesquisa apresentou 81% de precisão no diagnóstico de crianças com o distúrbio

06/07/2015 - 05h01min

Atualizada em: 06/07/2015 - 05h01min


Cleber Gomes / Agencia RBS

Pesquisadores do Instituto de Ciência Weizmann, de Israel, descobriram que pessoas autistas reagem de forma diferente a determinados odores, em comparação àquelas sem o problema. Após análise feita com 36 crianças, os resultados - publicados na revista Current Biology - sugerem que testes de olfato podem servir como indicadores precoces de autismo.

Autismo têm causas genéticas e ambientais na mesma proporção, aponta estudo

Noam Sobel, um dos pesquisadores do estudo, disse ter ficado impressionado com as conclusões. O especialista explica que, enquanto pessoas com desenvolvimento normal conseguem diferenciar um perfume de um odor muito ruim, por exemplo, autistas podem apresentar o mesmo comportamento diante dos dois cheiros.

Dificuldades para identificar cheiros pode prever expectativa de vida

Para chegar aos resultados, a equipe observou a resposta das crianças diante de um odor agradável e de outro ruim. Metade dos participantes tinham autismo. Os pesquisadores também consideraram estudos anteriores que indicavam relação entre os sintomas de autismo e determinadas regiões do cérebro, responsáveis pelos sentidos.

Um programa de computador usado pelos cientistas os ajudou a diagnosticar corretamente as crianças autistas com 81% de precisão. Além disso, a pesquisa também mostrou que a intensidade e frequência com que o cheiro ruim era sentido apresentou relação com sintomas de autismo mais graves.

Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar

- Acreditamos que a síndrome pode ser identificada com precisão significativa com um simples teste desse tipo, que pode ser aplicado até mesmo muito cedo, como em crianças com poucos meses de vida - afirma Sobel.

Agora, a ideia dos pesquisadores é testar se essa estratégia também pode ser eficaz para diagnosticar outras condições de desenvolvimento neurológico.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias